quinta-feira, 9 de abril de 2009

SPALLA: O QUE É ISSO???

Quando publiquei a postagem abaixo, sobre o concerto especial da Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação CSN e de Renato Teixeira, não percebi um detalhe: o último parágrafo registrava a estréia do novo Spalla da Orquestra, Carlos Mendes. Acontece que muita gente pode não saber o que é um Spalla, até porque, em nosso país, a cultura musical praticamente inexiste. Sendo assim, resolvi postar aqui o significado de Spalla. Vou tentar explicar, ok?





Spalla ("ombro", em italiano) é o nome dado ao primeiro-violino de uma orquestra. Em italiano diz-se violino di spalla. Na orquestra, fica na primeira estante, à esquerda do maestro. É o último músico a entrar no palco, e é o responsável pela afinação da orquestra antes da entrada do maestro e pela execução de solos. O spalla também atua como regente substituto, repassando aos outros músicos as determinações do maestro. Em Portugal, utiliza-se o termo concertino.




Quando você ouve aquele violino "afinando", antes da Orquestra começar a tocar, é o Spalla. É emocionante! Se você curte chorinho e quer entender na prática o que estou tentando explicar, ouça o CD de Aleh Ferreira ao vivo, no SESC Paulista. Logo no início da faixa em que ele interpreta Bole Bole, de Jacob do Bandolim, você vai ouvir a orquestra sendo afinada pelo spalla. É lindo. Aliás, o cd inteiro é maravilhoso! Ouça, mesmo que não conheça chorinho. Com certeza, você vai se apaixonar!


Bem, é isso. Será que deu pra entender a explicação? É complicado explicar certas coisas através da escrita! Espero ter conseguido meu objetivo....rs.

11 comentários:

Anônimo disse...

excelente explicação ;)

NICE PINHEIRO disse...

Obrigada Anônimo...rs. Agora fico mais tranquila. Afinal, deu para entender a explicação...Obrigada pela participação.
abs
Nice Pinheiro

Augusto Santos disse...

♦ Wow, eu também agradeço, estava lendo o jornal local e me deparei com a palavra Spalla, logo vim correndo saber do que se tratava. Seu post me ajudou muito Nice, o primeiro na pesquisa do Google! XD

Muito obrigado mesmo ^^

Abraços o/

NICE PINHEIRO disse...

Olá Augusto, tudo bem? Que bom que pude ajudar um pouco. Obrigada pela participação. Espero que você seja mais um leitor assíduo deste blog...rs.
abraços
Nice Pinheiro

Anônimo disse...

nossa cara valeu mesmo !!!tava ´precisando pra fazer um trabalho de ultima hora pra amanhã ... nossa brigadasso hem !

NICE PINHEIRO disse...

Fico feliz em ter ajudado você no trabalho, anônimo! Obrigada pela participação.

abraços

Nice Pinheiro

Anônimo disse...

Olá Nice parabenizo-a pelo esclarecimento quanto à função do Spalla, porem gostaria de acrescentar que alem da afinação dos instrumentos solistas(clave de sol)tem o apoio do concertino que se responsabiliza pelo grupo de solistas de um concerto grosso p/ex: Violoncelo e outros instrumentos que desempenham suas funções na clave de fá e de sol.Cordial abraço.(Aloisio)

Anônimo disse...

Olá Nice parabenizo-a pelo esclarecimento quanto à função do Spalla, porem gostaria de acrescentar que alem da afinação dos instrumentos solistas(clave de sol)tem o apoio do concertino que se responsabiliza pelo grupo de solistas de um concerto grosso p/ex: Violoncelo e outros instrumentos que desempenham suas funções na clave de fá e de sol.Cordial abraço.

NICE PINHEIRO disse...

Obrigada pelo esclarecimento e pela participação. É sempre bom aprender.

abraços

Nice Pinheiro

Wilson Miguel de Oliveira disse...

Hoje, estamos em 2015 e vejo este blog acho legal ver aqueles que se importam em explicar o significado de certos termos, mormente aquele de origem estrangeira. No ano passado assisti,o Maestro Isaac Karabtchevsky no "Theatro Municipal" do Rio de Janeiro, durante um musical natal apresentado pelo Coral e Orquestra Sinfônica da Petrobrás, referir-se a um violinista que estava à sua esquerda como "SPALLA"E ENTENDI QUE ELE, O VIOLINISTA, SERIA O PRINCIPAL VIOLISTA D ORQUESTRA. A sua explicação veio confirmar. Que Deus, o Altíssimo te abençoe, e saiba que o "teu trabalho não é vão..." (trecho de texto bíblico) Ass.: Baixinho

NICE PINHEIRO disse...

Amém. Peço perdão pela ausência, mas o trabalho e os estudos me ocuparam muito este ano. De agora em diante, com o curso concluído, pretendo postar com mais frequência.
Obrigada pela participação e pelo incentivo, Wilson Miguel.

grande abraço,

Nice Pinheiro