sexta-feira, 3 de abril de 2009

BOLSISTA PARCIAL DO PROUNI: INSRIÇÕES ATÉ 24 DE ABRIL

Atenção bolsistas parciais de 50% e bolsistas complementares de 25% do Programa Universidade para Todos (ProUni): vocês têm até o dia 24 de abril para se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil(Fies)! Vocês podem conseguir financiamento para pagar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa e devem estar matriculados em instituição de ensino superior privada que tenha aderido ao Fies em 2009.



A ficha de inscrição está na página eletrônica da Caixa, instituição que é o agente financeiro do programa. Depois de preencher o documento, imprima em duas vias e entregue na instituição de ensino superior onde está matriculado, até o dia 24.



Para os estudantes dos cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia e para as carreiras que integram o Catálogo de Cursos Superiores de Tecnologia, os juros anuais do Fies são de 3,5%, e para os demais cursos, 6,5% ao ano. Durante o curso, o beneficiário do programa paga uma taxa de R$ 50, a cada três meses, para amortizar os juros.




Outras providências também devem ser tomadas pelo bolsista parcial do ProUni que vai buscar o financiamento. Ele pode apresentar um ou mais fiadores (com comprovação de renda) ou utilizar a fiança solidária. Na fiança solidária, grupos de três a cinco alunos, matriculados na mesma instituição, tornam-se fiadores uns dos outros, responsabilizando- se pelo pagamento das prestações de todos os participantes do grupo. Na fiança solidária não é exigida a comprovação de renda. Detalhes do processo de inscrição, prazo, fiadores, lista de documentos estão descritos na Portaria nº 3/2009.




Fies para aluno sem bolsa de estudo - Os estudantes que não possuem bolsas parciais do ProUni têm datas diferentes de inscrição no Fies. A Portaria nº 2/2009 detalha o prazo de adesão das instituições de ensino superior privadas ao Fies e a data de inscrição dos alunos.



Informações da Assessoria de Comunicação Social do ProUni

Nenhum comentário: