sexta-feira, 24 de abril de 2009

QUATIS VACINA OS IDOSOS CONTRA A GRIPE...

Quatis inicia neste sábado, dia 25, a Campanha de Vacinação do Idoso contra a gripe. Realizada pelo Governo Federal com o apoio dos municípios, a campanha acontece até o dia 8 de maio e tem como meta vacinar pelo menos 80% da população com idade acima de 60 anos.



Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde e Atenção Primária do município, Cleonice Ramos da Silva, em Quatis, 1361 idosos deverão ser imunizados, conforme levantamento feito pelo último censo do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.




A vacina contra a gripe não deve ser tomada por quem já tem histórico de reação anafilática prévia, relacionada a ovo de galinha e derivados, por quem apresentou reações alérgicas graves a doses anteriores ou a qualquer componente da vacina. A quem estiver com febre moderada ou grave, o Ministério da Saúde recomenda que a dose seja adiada, até o controle do quadro.



A vacina é segura, constituída por vírus inativos, não causa a gripe, mas como em qualquer outra vacina, alguns efeitos colaterais podem ocorrer, entre eles febre baixa, reações locais como dor, endurecimento e vermelhidão e, raramente, coriza, vômitos e dores musculares. Todos estes efeitos desaparecem em, no máximo, 48 horas.




Os idosos de Quatis poderão receber a dose das vacinas nos seguintes locais, das 8 às 5 horas da tarde:




Policlínica, localizada à rua Olavo de Castro, número 40, Centro;
PSF de Mirandópolis, à Rua General Demerval Peixoto, número 36, no Mirandópolis;
PSF, à rua Afonso Lustosa, número 200, bairro Nossa Senhora do Rosário;
PSF, à rua H, número 40, Jardim Independência;
Unidade Básica de Saúde do Distrito de Falcão, à rua Major Carvalho, número 188;
Unidade Básica de Saúde de São Joaquim, à rua Aul Thederto Gomes Oliveira Campbell, número 61;
Tenda instalada na Praça Teixeira Brandão, Centro.


No sábado, um posto volante percorrerá os bairros da área urbana de Quatis, para vacinar pacientes acamados e impossibilitados de se deslocarem a um posto. Na semana que vem, o posto volante percorrerá os bairros da área rural.

Fonte: PMQ


Nenhum comentário: