segunda-feira, 6 de abril de 2009

PROFESSORES EM GREVE PARA QUE A LEI SEJA CUMPRIDA...

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e os sindicatos afiliados decidiram: 24 de abril será o dia da greve nacional dos professores da educação básica da rede pública. Os profissionais cruzarão os braços por 24 horas. Com essa atitude, os professores pretendem fazer com que a lei 11.738, que institui o piso salarial nacional do magistério, seja implementada nos estados e municípios conforme o texto aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Lula, em 2008.



PROFESSORES EXIGEM REAJUSTE SALARIAL




Reunidos em assembléia na Praça da República em 27 de março último, professores de todo o Estado de São Paulo deram início à campanha salarial e educacional de 2009. Os presentes aprovaram a pauta de reivindicações e o calendário de atividades em defesa da escola pública e dos direitos dos profissionais da educação.



A assembléia repudiou qualquer política de bonificação e gratificações e aprovou a continuidade da luta por um reajuste que reponha as perdas salariais(27, 5%), extensivo aos aposentados; estabilidade a todos os professores admitidos em caráter temporário; ingresso por concurso público classificatório; incorporação de todas as gratificações; garantia de 33% da jornada para atividade extraclasse (conforme determina a Lei do Piso); novo Plano de Carreira; piso do Dieese; entre outros itens.




A substituição da secretária de Educação Maria Helena Guimarães de Castro foi comemorada pelos professores (veja nota em anexo), porém, não alterará as ações em defesa dos direitos, da escola pública e do reconhecimento social do Magistério. Nos próximos dias, a diretoria da APEOESP encaminhará a pauta de reivindicações ao novo secretário com solicitação de audiência.




Como parte das ações de luta, a categoria programou a Semana Nacional em Defesa da Educação Pública, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e que será realizada entre os dias 20 e 24 de abril. E no dia 24, dia da greve nacional, haverá nova assembléia dos professores...




Informações do Coletivo estadual de Professores e Professoras com Deficiência da APEOESP

Nenhum comentário: