domingo, 19 de abril de 2009

RODA VIVA DISCUTE E A HISTÓRIA DO BRASIL: QUE PAÍS É ESSE AFINAL?

O historiador Carlos Guilherme Mota, autor de dezenas de livros, ensaios e artigos, nos quais revisa e interpreta a história do Brasil e apresenta a nova perspectiva do país como nação, é o entrevistado o Roda Viva desta segunda-feira, dia 20.


Em um trabalho acadêmico de mais de quatro décadas, Mota apresenta os acontecimentos e personalidades que marcaram os rumos e a construção das idéias brasileiras e revela em seus estudos a movimentação política e social do país, buscando o significado das raízes e a formação do povo.




Carlos Guilherme Mota discute as formas de pensamento e a ambigüidade do povo brasileiro, contrariando a idéia de que o país é manso, de língua única e sem contradições. Ele analisa quem influenciou o povo brasileiro durante os mais de cinco séculos de história e diz que ainda existe um Brasil a ser descoberto. Interessante, não? Pois é...


Formado em história pela Universidade de São Paulo, onde seguiu carreira acadêmica até se tornar professor titular de história contemporânea, Carlos Guilherme Mota também dá aulas de história da cultura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie.



Participam como convidados entrevistadores: Oscar Pilagallo, jornalista e autor do livro A Aventura do Dinheiro e da série "A História do Brasil no Século XX", da Publifolha; Claudio Lembo, advogado, ex-governador de São Paulo e secretário de negócios jurídicos da Prefeitura de São Paulo; Robinson Borges, editor do caderno de cultura do jornal Valor Econômico; Mônica Manir, editora do caderno Aliás do jornal O Estado de S. Paulo.




Twitters no estúdio: Lilian Starobinas, historiadora (http://twitter. com/liliansta) ;
Robison Silva, estudante de história (
http://twitter. com/robson_ leandro);
Cadu Simões, historiador (
http://twitter. com/cadusimoes).


Fotógrafo convidado:
Michell Zapa, designer (http://flickr. com/michellzappa)




Apresentação: Heródoto Barbeiro




Transmissão ao vivo, pela Internet, a partir das 17h30.




O Roda Viva é apresentado às segundas, a partir das 22h10. Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa

Nenhum comentário: