quinta-feira, 9 de abril de 2009

AMIZADE ENTRE HOMENS E MULHERES: É POSSÍVEL?

Por Nice Pinheiro





Tem homens que não conseguem ter amizade com mulheres. Aliás, a maioria dos homens não acredita em amizade entre homens e mulheres. Machismo? Excesso de testosterona? Medo? Insegurança?




Já tive e tenho amigos do sexo masculino. Homens. Heterossexuais. Sim, é possível a amizade entre homens e mulheres. Sem sexo algum. Somente a-mi-za-de! Os homens são mais sinceros. Pela natureza mais prática e racional, são capazes de oferecer sábios conselhos. Entre homem e mulher não rola inveja.




As conversas quase sempre são pautadas em assuntos relevantes. Eles não querem saber se o marido ou o namorado estão diferentes, se a empregada não foi, se as crianças estão impossíveis ou se sua melhor amiga está depressiva por ter levado um fora. Com um homem você pode conversar sobre tudo, menos sobre assuntos - segundo eles - domésticos. E eu adoro isso!



Um amigo heterossexual não dirá que seu vestido está o máximo e que aquele outro brinco combinaria melhor com o modelito! Os amigos gays (os melhores do mundo!) falam sem dó nem piedade, até por terem conhecimento de causa. Geralmente, os amigos gays possuem extremo bom gosto, sensibilidade, senso crítico e estão sempre antenadíssimos com a moda. E o bom-humor deles é tudo de bom! Mas isso é assunto para outra conversa. Voltemos aos amigos heterossexuais...

É possível sair para jantar, ir ao teatro, dançar ou ir ao cinema com um amigo. E só. É possível ficar conversando a noite toda na sua casa ou na casa dele, saboreando um bom vinho e degustando petiscos, sem rolar nada que não seja apenas um papo descontraído ou cabeça. É possível rir muito com um amigo. É possível passar um fim de semana maravilhoso na companhia de um amigo. E fazer tudo isso e não rolar sexo em momento algum.

Homens que conseguem manter amizade com mulheres são muito mais interessantes, inteligentes e adoráveis. São mais seguros, mais atraentes. Pela experiência e conhecimentos adquiridos, desenvolvem a sensibilidade em relação às mulheres e tornam-se mais tolerantes diante de certos comportamentos tipicamente femininos. E, normalmente, são mais companheiros e cúmplices no relacionamento.

Para os machistas, inseguros, seja lá o que for, homens heterossexuais que tem amigas e não transam com elas são praticamente gays. Lamentável. Testosteronas superando os neurônios...

E aqui, cabe destacar parte de um artigo da Psicóloga e Psicoterapeuta Maria Clara S. Heise sobre o assunto. Com certeza, ela ilustra bem melhor e claramente a situação. Leia com atenção.





“Os obstáculos são muitos, mas a amizade entre os dois sexos está se tornando não só uma possibilidade como também uma necessidade. Se homens e mulheres trabalham, brincam e coexistem em quase todos os campos e ambientes do mundo atual, precisam aprender a se comunicar e a compreender um ao outro. As consequências positivas são muitas. Por exemplo, com amizades do sexo oposto, é possível dobrar as possibilidades de contatos, o que resulta em duas vezes mais portas abertas.

Homens podem se beneficiar muito do relacionamento com as mulheres, talvez mais do que o contrário, pois têm a possibilidade de se enriquecer emocionalmente. Mulheres tendem a discutir bastante seus sentimentos e fantasias, enquanto os homens, em média, são mais racionais e costumam conversar sobre assuntos práticos e voltados para o grupo. Conversam sobre esporte, viagens, trabalho, mercado financeiro, raramente entrando em assuntos íntimos ou falando dos seus sentimentos. A amizade com uma mulher pode levá-los a falar mais de si mesmos, a perceber melhor o que sentem, proporcionando-lhes uma experiência enriquecedora e íntima.

O benefício para o sexo feminino também é precioso. Com o amigo não há como passar a noite tentando confortar a amiga que sofreu uma desilusão amorosa ou discutindo a melhor tática para conquistar um namorado. A carga emocional entre mulheres é muito grande, e às vezes é muito agradável uma relação mais leve. Com o amigo as conversas não se tornam tão sensíveis, já que os homens não são tão envolvidos por esse tipo de assunto. Tendem a buscar soluções mais simples, enquanto nós, mulheres, curtimos um bom drama. Aproveitar a visão masculina vai proporcionar amplitude e objetividade à percepção.

Outro efeito positivo para os dois sexos é ligado à sexualidade. Afinal nem tudo precisa ser relacionado a sexo! É muito agradável e relaxante sair sem muita preocupação com uma aparência sensual e irresistível. O programa entre amigos é informal, sem joguinhos de segundas intenções!

Na sociedade contemporânea, homens e mulheres se tornaram mais andróginos e os papéis sociais estão se misturando mais facilmente. Cada sexo aceita características que antes seriam rotuladas como exclusivas do outro com muita naturalidade, trazendo uma nova gama de comportamentos que vão sendo incorporados devido à convivência entre esses amigos mais chegados.”

Pois é. Tem homens que não conseguem ter amizade com mulheres. Por puro preconceito. Ou incapacidade mesmo...

Nenhum comentário: