quinta-feira, 16 de abril de 2009

EXPOSIÇÃO APRESENTA O DIÁLOGO DO NEGRO COM SUA IMAGEM...

“Beleza Negra – Cartografias no espaço escolar” é o nome da exposição com 20 fotografias assinadas por Fátima Fonseca e que a Galeria de Artes da Fundação CSN inaugura nesta quinta, dia 16, às 20h. A mostra estará aberta à visitação até o dia 9 de maio, e é resultado direto do projeto pedagógico Tô na Capa da Revista, desenvolvido pelos professores do CIEP 053, do bairro Volta Grande, em Volta Redonda. Músicos da Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação CSN e a cantora Meire de Paula participam da abertura.




Os alunos participaram de um ensaio fotográfico, com produção de estúdio profissional, com o objetivo de proporcionar uma discussão a cerca da imagem do negro. As imagens se tornaram instrumento para o diálogo do aluno com sua própria imagem e desta com a sociedade, permitindo uma longa discussão crítica sobre padrões de beleza estabelecidos pela mídia e servindo como primeiro passo para uma discussão maior sobre a consciência negra.





A Exposição leva aqueles que estão acostumados a olhar o negro como protagonista das cenas de miséria, fome, violência, a uma postura mais reflexiva, por meio de imagens esteticamente provocativas.




Os visitantes terão a oportunidade de ler e reler as imagens através de exercícios de gravura e desenho desenvolvidos especialmente para exposição. Os educadores em geral, e principalmente arte-educadores, podem participar junto com suas turmas de visitas guiadas na Galeria, momento especial de aproximar o aluno com a Arte e questões contemporâneas.




“Beleza Negra – Cartografias no espaço escolar
Centro Cultural Fundação CSN
Rua 21, n° 402 - Vila Santa Cecília
Volta Redonda – RJ
Abertura de Exposição:
16 de abril 2009, às 20 horas.
Visitação:
De 17 de abril a 09 de maio de 2009.
Segunda a sexta, das 9 horas às 21 horas.
Sábados, das 9 horas às 12 horas.
Agendamento para escolas e grupos em geral pelo telefone
(24) 3343-3990 ou pelo e-mail
fcsneventos@csn.com.br

Nenhum comentário: