sexta-feira, 10 de abril de 2009

CARTA ABERTA DE CIENTISTAS FRANCESES A BENTO XVI

Vossa Santidade,




A sua declaração no avião que o levava à África provocou consternação e suscitou numerosas reações indignadas do mundo científico e político, de doentes de Aids e das associações que lutam diariamente no campo para frear a epidemia e ajudar os doentes.


Por quê?




Porque essa declaração contradiz os resultados de 25 anos de pesquisa científica. Esses estudos mostram que o preservativo é uma barreira impermeável aos agentes infecciosos sexualmente transmissíveis. As normas internacionais de fabricação desse instrumento de prevenção asseguram-lhe uma maior eficácia.




A análise global de quase 140 artigos científicos dedicados ao controle de casais em que os dois parceiros são soropositivos demonstra, de maneira inconfundível, que o uso regular do preservativo permite reduzir em pelo menos 90% o risco de transmissão do HIV, assim como de outras doenças sexualmente transmissíveis.



Essas pesquisam mostram também que o uso do preservativo e as campanhas de prevenção sexual foram e continuam sendo o principal freio à difusão da epidemia em todo o mundo, também na África e na Ásia. No Brasil, a política de promoção e de distribuição dos preservativos entre a população em geral, por exemplo, contribuiu fortemente com o controle da epidemia.




Porque a sua declaração mostra um cinismo irresponsável. O senhor não pode ignorar que, entre os 33 milhões de pessoas com HIV, quase 22 milhões vivem na África, justamente onde o senhor escolheu se manifestar sobre a Aids. O senhor sabe que, dentre os 2,7 milhões de pessoas que se infectaram com o HIV em 2007, 45% têm entre 15 e 24 anos. São esses jovens, pelos quais o senhor espera ser escutado, que a sua posição ameaça, dentre outrascoisas, expor a um maior risco de infecção do HIV. A sua posição sobre esse problema é perigosa para a humanidade.




Porque o senhor não pode ignorar que os últimos 25 anos de luta contra essa epidemia foram caracterizados por disputas científicas, mas também políticas. A sua posição, evidentemente ideológica, o associa àqueles que trazem na consciência uma pesada responsabilidade. Ninguém ignora que a negação do papel do HIV na Aids por parte do presidente Thabo Mbeki atrasou a introdução de tratamentos antiretrovirais na África do Sul, o que provocou a morte de cerca de 300 mil pessoas.




Alimentamos a esperança de que, de novo, os nossos colegas e os doentes que lutam cotidianamente contra a epidemia não se deixem desviar da sua luta por declarações que testemunham um trágico atraso em consideração à urgência e à gravidade da situação. Todos sabemos que o uso do preservativo deve se situar em um processo global de prevenção, que integra a informação sobre a doença, o acesso aos tratamentos e, mais amplamente, a medidas individuais de redução dos riscos.




Mas sabemos também que o seu cargo permite-lhe consultar os especialistas mais eminentes antes de se expressar publicamente sobre uma epidemia que já atingiu 60 milhões de pessoas e matou 25 milhões delas. As suas opiniões deveriam ter evitado esse posicionamento de conseqüências dramáticas que, seguramente, marcará o seu pontificado. Ainda é tempode rever as suas declarações, para o bem dos homens e das mulheres da África e do mundo inteiro.




Enviada por Léa Dias

Nenhum comentário: