quinta-feira, 26 de março de 2009

PARA HOMENS DE TODAS AS IDADES...E MENINOS TAMBÉM.

O I Simpósio Global Engajando Homens e Meninos pela Igualdade de Gênero será realizado no Rio de Janeiro, de 30 de março a 3 de abril. A iniciativa pioneira promovida pelo Promundo, Instituto Papai, White Ribbon Campaign (Canadá), Save the Children (Suécia), Aliança MenEngage e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), reúne, pela primeira vez, gestores públicos, autoridades, ativistas sociais e pesquisadores das Américas, Europa, Ásia, África e Oriente Médio para discutir o engajamento de homens e meninos na luta pela igualdade entre gêneros. Do encontro, sairá a Conclamação para a Ação Global (Carta do Rio de Janeiro), uma declaração de princípios que guie a agenda pública nos próximos anos.



O evento será aberto pela ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéa Freire, e terá a participação de autoridades de diversos organismos da Organização das Nações Unidas (ONU) como UNFPA, UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher), UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e UNAIDS, além da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além das autoridades e das organizações-anfitriãs, estarão presentes representantes de ONGs e movimentos de diferentes partes do mundo, como a Girl's Power Initiative (Nigéria), DemySex (México), Naz Foundation (Índia), African Fatherhood Initiative (Zimbábue) e Refugee Law Project (Uganda), representantes de instituições empresariais, como Fundação Ford e Fundação Nike; e representantes do meio acadêmico de Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Noruega.





O Simpósio será orientado por quatro linhas, consideradas estratégicas para a promoção da equidade de gênero: promoção da saúde sexual e reprodutiva; prevenção de tratamento de HIV/AIDS; paternidade; e redução da violência contra mulheres e meninas. Os temas serão analisados a partir de uma série de sessões plenárias, mesas de debate e workshops. Paralelamente, acontecerão as atividades da Aldeia Global, um espaço no qual ONGs, agências da ONU, governos, fundações e universidades de todo o mundo poderão expor seustrabalhos e dar informações adicionais sobre programas e projetos.




Informações do JB Online

Nenhum comentário: