quinta-feira, 26 de março de 2009

CURTAS E RÁPIDAS...

NOVIDADES NA BIENAL



A Bienal do Livro do Rio deste ano vem com muitas novidades. Além das áreas voltadas aos públicos infanto-juvenil e feminino, haverá um setor de exposições e outro batizado de "Livro em Cena", onde atores famosos lerão trechos de obras.




HOMENAGEM E CONVIDADOS



Prevista para acontecer entre 10 e 20 de setembro, a Bienal de 2009 homenageará os EUA. Já estão confirmadas as vindas de Meg Cabot ("O Diário da Princesa"), Francine Prose ("Para Ler Como um Escritor") e David Wroblewski ("A História de Edgar Sawtelle"). Também foram anunciados o canadense William P. Young ("A Cabana"), o britânico Bernard Cornwell e o israelense David Grossman. A expectativa é manter o número de visitantes na faixa dos 600 mil.






ENEM SUBSTITUIRÁ VESTIBULAR?



As universidades federais substituirão o vestibular por um novo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Pelo menos, essa é a proposta do Ministério da Educação. Pela nova proposta, o estudante faria o teste com validade nacional em qualquer Estado e escolheria curso e instituição segundo a nota obtida. Atualmente, cada universidade realiza seu processo seletivo com provas e datas diferentes.




O QUE MUDARIA NO ENEM



No novo formato, o Enem abordaria mais disciplinas e teria mais questões - hoje são 63 de múltipla escolha e redação. O exame incluiria questões dissertativas e objetivas, além de poder cobrar uma parte específica, direcionada a áreas como ciências, para candidatos a Medicina. Alguns cursos poderiam fazer uma segunda fase. A proposta é semelhante à forma de seleção do Programa Universidade para Todos (ProUni). Nele, o aluno escolhe curso e instituição com base na nota do atual Enem, com mínimo de 45 pontos.




As linhas gerais que o MEC propõe também são semelhantes ao que ocorre nos Estados Unidos. Lá, cada universidade determina a quantidade de pontos no teste - chamado Scholastic Assessment Test (SAT) - para que o candidato possa ter chances de ingressar na instituição. O exame é nacional e cobra inglês, matemática e redação. Com a pontuação mínima, o candidato passa por entrevista e envio de currículo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário: