sexta-feira, 20 de março de 2009

A INDÚSTRIA AMERICANA DE JORNAIS ESTÁ FALINDO....

Crise dos jornais acentua-se nos EUA




O "Rocky Mountain News", o jornal da cidade de Denver, saiu pela última vez nesta terça-feira. Na última primeira página do "Rocky Mountain News" estava escrito “Adeus, Colorado”. Fundado em 1859, o jornal que completaria 150 anos daqui a dois meses despediu-se dos leitores por não ter resistido ao mau estado da economia e à geração internet. A publicação que conquistou quatro prêmios Pulitzer, desde o ano 2000, já estava à venda desde Dezembro...




A indústria americana dos jornais tem sido duramente atingida pela crise, enfrentando quebra de receita de publicidade, redução de crédito e falha de liquidez.





Um dos jornais de Seattle, o "The Post Intelligencer", pode fechar brevemente. Os dois jornais de Detroit decidiram parar a distribuição em domicílio durante alguns dias da semana e o proprietário de dois jornais de Filadélfia já abriu falência.





O "The San Francisco Chronicle", uma publicação fundada em 1865, perdeu mais de 50 milhões de dólares (39.2 milhões de euros) em 2008, e em 2009 a situação econômica do jornal está piorando. Se não conseguir sobreviver à crise, São Francisco fica sem nenhum jornal pago, já que o outro grande título da cidade, o Examiner, é de distribuição gratuita. Sem estes títulos as cidades de Seattle, Denver e Tucson contarão com apenas uma publicação.




Até os maiores nomes da indústria de jornais dos EUA estão passando pelas dificuldades da recessão. O "New York Times" está lutando para pagar uma dívida de 400 milhões de dólares (313,8 milhões de euros) enquanto vê suas reservas de capital e seus lucros diminuírem. No ano passado o jornal hipotecou a nova sede, construída em 2007.





A empresa "The Tribune", proprietária do "Chicago Tribune", do "Los Angeles Times", do "Baltimore Sun" e de muitos outros títulos, pediu falência em Dezembro, embora as suas publicações continuem saindo.



Fonte: 3º Setor

Nenhum comentário: