segunda-feira, 16 de março de 2009

OS HOMENS ESTÃO MUDANDO...SALVE!

Os homens brasileiros não são mais os mesmos. É verdade! Assim como nós mulheres, mudamos de comportamento, eles, os homens, também estão mudando e passando a contribuir mais, e de fato, dentro de casa e nos cuidados com os filhos. Isso é real, então, por que não falar sobre o assunto?




Para começar, uma boa notícia: os homens que ajudam suas mulheres nos serviços domésticos fazem mais sexo, é o que afirma uma pesquisa americana feita pelo Conselho sobre Famílias Modernas. Um bom motivo para os que ainda não mudaram e reclamam da vida (e da mulher) aderirem de vez às mudanças.





Nos EUA, é muito normal a mulher cozinhar e o homem lavar a louça, por exemplo. É costume. Aqui no Brasil, ainda tem muitas mulheres que se espantam quando o marido de uma amiga vai para a cozinha, e ainda dizem (cheias de inveja) “Ele é tudo de bom!”, como se isso fosse coisa de outro mundo! Sem falar nos homens que não fazem nada dentro de casa e que ficam "zoando" o que faz, ou referindo-se ao homem solidário e companheiro como "pau mandado". Que podre...






Nos EUA e na Europa os homens lavam, colocam a roupa na lavanderia ou levam para a tinturaria, ajudam nas compras, revezam na faxina, cozinham, trocam fralda dos filhos, levam as crianças para festas infantis e por lá ficam, ajudam os filhos nas tarefas escolares, vão à reunião de pais nas escolas, enfim. É normal! Independente do nível social, da renda, da isntrução. Existia até uma empresa americana chamada “Rent a Husband” (Alugue um Marido), que oferecia serviços de marcenaria, encanamento e consertos domésticos, indicando que lá, nas terras do Tio Sam, marido também serve para isso. Não sei se ainda existe.... Sabe que é uma boa idéia abrir uma empresa dessa aqui no Brasil? rsrsrs...Alguém quer entrar de sócio??? rsrsrrs





Isso tudo que escrevi aí em cima foi apenas para exemplificar a diferença de comportamento entre homens americanos e europeus e homens brasileiros. O fato é que aqui no Brasil, graças ao bom senso de alguns homens, as coisas também estão mudando. Muitos já caíram na real e estão arregaçando as mangas na contribuição das tarefas domésticas.





Plínio Vilella, 38, empresário, casado há 12 anos com Elisa e pai de Vitória (7) e Paulo (um mês), é um desses homens. Troca fralda, faz mamadeira, cozinha, varre, e lava e seca a louça do café da manhã e da janta aos domingos. Ontem, foi ele quem preparou o almoço: arroz e um maravilhoso salmão na brasa com molho de maracujá. Como eu já estava amadurecendo a idéia de fazer essa matéria há muito tempo, ao vê-lo na cozinha, preparando a comida, decidi colocar em prática.


- Minha especialidade é peixe, mas também sei fazer pratos com carnes e adoro fazer churrasco. Sei até fritar ovo!- disse Plínio, rindo e fazendo cara de menino levado.





Patrick Correa, 45, empresário e amigo de Plínio, também mostrou seus dotes culinários. Chegou com outro salmão, temperou, colocou na brasa e preparou o molho de alcaparras. Difícil escolher o salmão mais gostoso! Deu empate....rs. Bem, voltando ao assunto...Patrick é casado há oito anos com Elis e pai de Carol (7). Ele lava louça e cozinha. De acordo com o casal, a especialidade dele é massa, mas também curte fazer um peixe (percebemos).






José Júnior, 29, estudante de Direito e instrutor de auto-escola, namora Ana Luíza há três anos. Ainda mora com os pais, mas é ele quem arruma seu quarto, ajuda a mãe nas compras de mercado e lava louça. E também cozinha. Sua especialidade é costela no bafo. Eu já provei e é uma delícia!





Mas os homens solteiros também mudaram e dão conta do recado, na boa, sem medo de ser feliz. Alfredo é um executivo de 54 anos, divorciado e que mora sozinho. Claro que ele tem faxineira, mas é ele quem leva sua roupa à tinturaria, faz as compras de supermercado, cuida de tudo em casa e cozinha para os encontros familiares (e para surpreender também..rs). Curte fazer saladas, massas e molhos. Aliás, está me devendo a receita do molho de aliche...rs.






João J. tem 56, também é divorciado e mora sozinho. Acabou de reformar sua casa há pouco tempo. Fez todo o trabalho. Além disso, o homem cozinha de tudo. É forno e fogão, do trivial ao sofisticado. Põe roupa na máquina, lava as que precisam lavar na mão e passa todas.





Estes são alguns exemplos de homens brasileiros casados e que são parceiros de verdade. E de homens solteiros que não dependem de uma mulher para comer, beber, vestir, enfim. Claro que ainda existem muitos “espécimes” que ainda ficam sentados no sofá, com o controle remoto ao lado e pedindo uma cerveja ou cobrando a janta. E os solteiros que vão comer e buscar a roupa lavada e passada na casa da mamãe.





Acredito que está mais do que na hora das mulheres latinas acabarem de vez com a criação antiga, onde o homem não podia e não devia fazer nada a não ser prover o sustento da família. Ainda é grande o número de mães que andam atrás dos filhos catando meias, lavando suas cuecas (eles que lavem no banho e coloquem no varal depois), enfim. São esses filhos que se tornarão homens de comportamento retrógrado, desleixados com a casa e com a família.






Mesmo que o homem sustente a casa e a família, não é nada fora do comum ele lavar uma louça, preparar um café, colocar o lixo para fora, fazer compras, enfim. Isso não diminui sua masculinidade em nada, como alguns "matusaléns mentais" imaginam. Atitudes assim reforçam os laços afetivos entre o casal, a confiança, o companheirismo, e até proporciona certos momentos inusitados...rs. Quem já viveu a experiência sabe como é gostoso dar gargalhadas do arroz queimando na panela enquanto...Pois é.





Se as tarefas caseiras fossem encaradas normalmente, como são nos EUA, a vida de todo mundo seria mais fácil, mais leve, mais feliz. E não haveria mais gente achando “o máximo” homens que trocam as fraldas dos próprios filhos ou que lavam a louça da janta. Deixemos os elogios para coisas realmente surpreendentes...

Nenhum comentário: