sábado, 10 de janeiro de 2009

REDE SOCIAL BAMBU: SUCESSO E CRESCIMENTO ACELERADO...

Por Egeu Laus





Acaba de ser criada a Rede Social do Bambu, um Ponto de Encontro de Pessoas e Comunidades de Prática e Rede de Informações, Relacionamentos e Divulgação para Agricultores, Pesquisadores, Botânicos, Arquitetos, Engenheiros, Artistas, Construtores, Designers, Decoradores, Ecologistas, Artesãos, Gastrônomos, Músicos, Médicos, Educadores e todos os interessados no cultivo e produção, no manejo sustentável, no consumo consciente ou na utilização variada, profissional ou amadora, da milenar planta multiuso que tem mais de 1.200 variedades e mais de 4.500 utilizações catalogadas em todo o mundo.







O bambu tem surgido como alternativa viável para iniciativas no campo da geração de renda e do empreendedorismo social por conta de seu crescimento rápido em todas as regiões do Brasil aliado a um sem número de usos que vão desde o artesanato caseiro até a utilização na construção civil. Um dos exemplos dessas iniciativas é o programa “Desenvolvimento do Ciclo do Bambu no Brasil” criado em Minas Gerais com apoio da Fundação Avina em parceria com a Vale do Rio Doce.







Em apenas 30 dias de criação a Rede Social do Bambu já congrega mais de 150 integrantes entre pesquisadores e professores com doutorado e mestrado no assunto, bem como profissionais com longa experiência, arquitetos e paisagistas, plantadores de bambu além de músicos, artesãos e designers, inclusive de outros países como Colômbia, México, EUA e Inglaterra.






A Rede Social do Bambu se expande rapidamente por conta de seu perfil multidisciplinar e informal, congregando integrantes de toda a cadeia produtiva, mas também incluindo interessados os mais variados como estudantes, guias de turismo ecológico e ativistas do desenvolvimento sustentável.






A Rede permite que cada membro mantenha um blog, bem como poste fotos, videos e crie suas próprias Comunidades e Grupos de Discussão tendo sempre como tema o bambu.






Nenhum comentário: