quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

FÓRUM MUNDIAL DE MÍDIA LIVRE: INCRIÇÕES ABERTAS!

O Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML) está com inscrições abertas! O evento acontecerá nos dias 26 e 27 de janeiro, em Belém – PA, e faz parte das atividades do Fórum Social Mundial 2009. As inscrições são gratuitas e feitas pelo http://forumdemidialivre.blogspot.com/.







É muito interessante que os fazedores de mídia livre cadastrem as informações de seus veículos no link "Mapeamento da Mídia Livre", disponível no site, informando sobre suas mídias no ato de inscrição.






O encontro, com a participação de veículos independentes de produção midiática de diversos países, propõe a construção de alternativas de produção de informação, estruturação política da mídia livre internacional, discussão de alternativas de financiamento e de compartilhamento de conteúdo, propagação de novas possibilidades de atuação disponibilizadas pelas novas tecnologias e a soma de forças de atuação nas diversas frentes de democratização da comunicação.







A programação do FMML prevê a realização de duas mesas na manhã do dia 26, com os temas "Como ampliar o Midialivrismo" e "A Mídia e a Crise". No período da tarde, haverá ainda dois outros momentos, o "Seminário de Comunicação Compartilhada no FSM" e as "AtividadesAuto-gestionadas", nas quais o participante do fórum torna-se protagonista. No dia 27, será realizada a Plenária de Encerramento, com a reunião das propostas e a elaboração de um documento síntese.







O FMML é uma conseqüência do I Fórum de Mídia Livre, realizado no Rio de Janeiro em junho de 2008. Reunindo mais de 500 ativistas, jornalistas, professores, estudantes e empresários, o evento significou uma inédita união política entre os principais veículos independentes de mídia brasileiros, sistematizando formas conjuntas de atuação.






Em 23 de outubro, o Grupo de Trabalho Executivo do FML lançou o Manifesto da Mídia Livre, com os dez compromissos do movimento e oito propostas principais, entre as quais a realização do FMML em Belém. O manifesto já obteve a adesão de 29 entidades e movimentos e de 25 veículos independentes nacionais. O movimento gerou a mobilização regional em vários estados do Brasil, com a realização de fóruns e seminários locais.







Mais informações:
Fórum Mundial de Mídia Livre –
26 e 27 de janeiro de 2009
Belém, PA







Local: NPI – Escola de Aplicação da UFPA
- Av. Tancredo Neves,nº 1000 –
Bairro Montese – Belém, PA.
Mapa do local no site do NPI
Telefone:
(91) 8130 2097 (produção)
Gustavo Barreto: (91) 9250 9594
Leandro Uchoas: (91) 8130 2097

Nenhum comentário: