domingo, 6 de abril de 2008

TERMELÉTRICA EM RESENDE!

O protocolo de intenções para a construção de uma Usina Termelétrica na cidade foi assinado pela Prefeitura de Resende e representantes da empresa Energias do Brasil, holding controlada pelo grupo EDP (Energias de Portugal), nesta sexta-feira, dia 4.



Pelo projeto, a UTE Resende utilizará gás natural como matéria-prima e terá capacidade instalada de 500 megawatts, num investimento estimado em cerca de US$ 450 milhões – aproximadamente R$ 760 milhões. A capacidade instalada é correspondente a 10% da energia gerada hoje no Estado do Rio. Na fase de implantação, a usina pode gerar mais de mil empregos diretos. A previsão, segundo os representantes da Energias do Brasil, é que a usina comece a funcionar em 2013.
















Para começar a construção, no entanto, será necessário aguardar o resultado do leilão A-5, previsto para julho, embora o projeto possa ser apresentado em outros leilões. O empreendimento prevê a ocupação de uma área de 180 mil m² em Bulhões.

Os índices de poluição estimados no projeto da UTE estão bem abaixo dos limites permitidos pela Feema (Fundação Estadual do Meio Ambiente). A unidade terá três turbinas e consta como parte das exigências para instalação o monitoramento do ar local antes e após a construção.


O gás a ser utilizado para a geração de energia elétrica será fornecido pela Petrobrás.

Usina Termelétrica de Cuiabá


A implantação de uma usina termelétrica amplia significativamente o potencial energético da cidade e coloca Resende numa condição invejável para atração de novos empreendimentos, pois a energia é um bem vital para o desenvolvimento de uma região.



Resende foi escolhida por suas facilidades logísticas, infra-estrutura oferecida e proximidade de grandes centros consumidores de energia. De acordo com o protocolo de intenções, a prefeitura assume os compromissos de realizar, quando necessário, obras de incremento da infra-estrutura de acesso viário para viabilizar a UTE Resende; prover informações e dados de suporte necessários à complementação dos estudos de viabilidade do empreendimento e fazer esforços na obtenção das licenças ambientais necessárias à instalação e operação do empreendimento.






Cresce Resende!!!

Nenhum comentário: