quarta-feira, 9 de abril de 2008

EXPOSIÇÃO PARA COMEMORAR 103 ANOS...

RESENDE- RJ


Para comemorar os 103 anos do mais tradicional patrimônio histórico do município de Resende, a Ponte Nilo Peçanha, mais conhecida como Ponte Velha, a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda promoverá uma exposição com cerca de 40 fotografias e desenhos de alunos das redes pública e particular, no Espaço Cultural Getúlio Vargas (anexo da Câmara), em Campos Elíseos.







A Ponte Velha é o principal elo de ligação de pedestres entre os bairros Campos Elíseos e Centro. A mostra em homenagem aos seus 103 terá, além das fotografias, em preto e branco ou policromia, padronizadas no tamanho 20X30cm e dos desenhos elaborados dentro de uma pipa, poesias de um concurso promovido pelo Grêmio Literário de Resende em 2005 – ano em que a Ponte Velha completou seu centenário.








Uma das novidades da exposição é que grande parte das fotografias apresentadas trará imagens atuais da ponte, que foi clicada de vários ângulos, de acordo com o estilo e o olhar artístico dos fotógrafos que participam da iniciativa. Fotos antigas, em menor número, também compõem a mostra, dando uma visão global do monumento que é tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e também pelo Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico de Resende.







Um pouco de história



Inaugurada no dia 16 de abril de 1905 pelo então presidente do Estado do Rio de Janeiro, Nilo Peçanha, a mais tradicional travessia de pedestres, ligando os bairros Campos Elíseos e Centro, foi construída com ferragens importadas trazidas da Bélgica e por mão-de-obra portuguesa, em sua grande maioria. A cerimônia de inauguração, que teve Alfredo Sodré como orador oficial e contou ainda com as presenças de personalidades como Oliveira Botelho e Alfredo Whately, correligionários e amigos pessoais de Peçanha, foi marcada por uma grande festa com direito a queima de fogos, banda de música e um baile de gala realizado no Paço Municipal, atual sede da Fundação Casa da Cultura.
Antes da construção da ponte metálica, a travessia de uma margem a outra era feita por balsas e por duas pontes de madeira, que foram arrastadas pelas cheias do Rio Paraíba do Sul.





Visitação – A exposição “Imagem e Poesia”, que celebra os 103 anos da Ponte Nilo Peçanha, pode ser visitada a partir do dia 16 e até o dia 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 13 às 17h, no Anexo da Câmara Municipal, em Campos Elíseos.
Já as escolas que queiram fazer visitas orientadas ao local devem entrar em contato com a Câmara pelo telefone (24) 3354.2873.


Fonte: ACOM

Nenhum comentário: