segunda-feira, 7 de abril de 2008

RESENDE TEM MAIOR ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO DA HISTÓRIA....

Resende teve um acúmulo de chuvas de 1.070,40 mm/m². Os índices pluviométricos durante o verão deste ano – período compreendido entre 22 de dezembro de 2007 a 20 de março de 2008 – surpreendem e assustam.
Em menos de 90 dias o município registrou precipitação pluviométrica correspondente aos 10 primeiros meses de 2007, que foi de 1.070,80. “É de tal magnitude esta marca que a mesma não foi ultrapassada nas nove décadas anteriores”, diz a nota divulgada pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - Comdec.
Apesar deste alto índice, Resende não registrou nenhum grande problema, e isso se deve aos resultados do Plano Verão. Entre as medidas, está a limpeza de bueiros e córregos da cidade. Oito palestras foram ministradas pela coordenadoria da Defesa civil em escolas municipais. Para os presidentes de associações de moradores, a coordenadoria da entidade elaborou e ministrou palestra específica. Nos encontros, explicações de como agir no momento de perigo, os primeiros socorros e como evitar deslizamentos de encostas e enchentes.
Os estudantes e presidentes das associações foram os multiplicadores das informações em suas comunidades e mais de 1,2 mil pessoas receberam orientação no estande da Defesa Civil, no programa Ação Global, que aconteceu no início de dezembro de 2007, na Exapicor.
Durante a vigência do Plano Verão pelo menos 50 homens da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança; Defesa Civil; e Amar (Agência do Meio Ambiente) ficaram de prontidão para atuar prontamente nos casos de emergência.

Nenhum comentário: