quinta-feira, 10 de abril de 2008

CHALANA EM RESENDE! QUE ESPETÁCULO!

Vamos passear de chalana pelo Rio Paraíba do Sul?
Isso mesmo!


A Prefeitura de Resende implantará um sistema de navegação no Rio Paraíba do Sul, para realização de passeios com a utilização de uma embarcação do tipo chalana. Esse tipo de transporte, além de ser mais econômico e ecologicamente melhor que o transporte rodoviário, não está sujeito a congestionamentos, e proporciona o contato mais próximo com a natureza. A idéia é ambiciosa e, futuramente, pode representar um desafogo para as nossas vias urbanas.



O projeto de navegabilidade deverá ser viabilizado no próximo mês. Inicialmente a embarcação, com capacidade para 16 pessoas, será utilizada para passeios turísticos. O trajeto inicial será feito entre Campos Elíseos e a Cidade da Alegria e os percursos de ida e volta deverão durar entre 40 minutos e uma hora.
Posteriormente, o circuito poderá ser estendido entre o Pólo Industrial a Itatiaia, atendendo às necessidades de alguns segmentos como turismo, educação e meio ambiente.
A embarcação do tipo chalana, com capacidade para 16 passageiros, é muito utilizada para a navegação em rios e igarapés brasileiros e necessita de um calado (lâmina de água) mínimo de aproximadamente 80 centímetros para navegar com sua carga plena. A navegação no Rio Paraíba do Sul pode ser realizada durante todas as épocas do ano e, para maior conforto da população, deverão ser criados deques flutuantes operacionais, independentemente do nível das águas, além de estações de transbordo para embarque e desembarque de passageiros.


O passeio turístico pelo rio pode ser inicialmente explorado com uma única estação de transbordo no centro no centro da cidade. Outro ponto favorável é que o rio Paraíba é totalmente navegável entre Resende e Itatiaia perfazendo uma distância de aproximadamente 17 quilômetros ( 9,31 milhas náuticas). O objetivo, dentre outros, é chamar a atenção para a importância do Rio Paraíba do Sul, que pode ser mais aproveitado por todos que vivem às suas margens.
O novo serviço será realizado pela empresa São Miguel, em parceria com a Seaman Navegação.




Gente, adorei a idéia!
Impossível não lembrar...
Lá vai uma chalana , bem longe se vai
Navegando no remanso, do rio Paraíba do Sul...rs

Fonte: ACOM

Nenhum comentário: