sexta-feira, 3 de julho de 2009

TÉCNICAS DE JORNALISMO NO YOUTUBE...

WASHINGTON, EUA (AFP) - O YouTube lançou nesta segunda-feira uma página dedicada ao ensino de técnicas de jornalismo, com a participação de profissionais famosos como Bob Woodward, do caso Watergate.



O Centro de Jornalistas do YouTube Reporters (http://youtube.com/reporterscenter) oferece uma série de vídeos sobre jornalismo investigativo, jornalismo cidadão, ética na profissão e sobre como realizar uma entrevista.




O vídeo de cinco minutos sobre jornalismo investigativo é apresentado por Woodward, o famoso repórter do Washington Post que revelou o escândalo Watergate, levando o presidente Richard Nixon (1969-1974) a renunciar ao cargo.




A apresentadora de notícias da CBS News, Katie Couric, por sua vez, fala sobre como realizar uma boa entrevista, enquanto que Ariana Huffington, co-fundadora e editora-chefe do site The Huffington Post, discute o "jornalismo cidadão". O colunista do New York Times Nicholas Kristof dá instruções sobre reportagens numa zona de conflito "sem receber um disparo".



Outros vídeos incluem "como registrar notícias na hora com seu celular" e "como construir uma audiência no YouTube". O site explica a iniciativa como uma tentativa de ajudar os "jornalistas cidadãos" a aprender como informar.




O YouTube, propriedade do Google, também convida os usuários a fazer uploads de vídeos para "compartilhar seu conhecimento com jornalistas cidadãos de todo o mundo".



Primeiro mundo é assim. E não pense que não lá não existem cursos de jornalismo. São muitos e excelentes cursos universitários para quem deseja o diploma de jornalista. Diploma que não é - e nunca foi - exigido para o exercício da profissão de jornalista. Primeiro mundo. E, como diz o Professor Pasquale...É isso.
Enviado por Carlos Moreira

Nenhum comentário: