quarta-feira, 29 de julho de 2009

O ASTRO-REI É MAIS SEGURO...

Se você adotou o bronzeamento artificial para manter o bronzeado em dia, cuidado: um grupo de 20 especialistas concluiu que pessoas que começam a usar câmaras de bronzeamento antes dos 30 anos aumentam em cerca de 75% o risco de desenvolver câncer de pele.


Para a Agência Internacional para Pesquisa do Câncer (Iarc), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS), as cabines usadas no processo do bronzeamento artificial representam uma causa concreta de tumor de pele.



A explicação é simples: a produção de melanina (responsável pela coloração mais escura da pele) é estimulada pelos raios UVA emitidos pelas câmaras, e é aí que mora o perigo. Essa radiação está relacionada a um risco maior de melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele.







O envelhecimento da pele é acelerado pelas lâmpadas usadas nas cabines e o excesso de radiação pode danificar o DNA das células. Quando uma dessas células danificadas se prolifera, o melanoma aparece.

É isso aí. Dê preferência ao astro-rei. Pintou um solzinho, mesmo que tímido, coloque seu biquíni ou sua sunga (muitos homens estão usando esse recurso) e fique ali, como um jacaré. É mais seguro, mais prazeroso e natural. Só não esqueça do filtro solar, ok?

Leia a matéria sobre o assunto clicando em http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u601870.shtml

Nenhum comentário: