sábado, 25 de julho de 2009

POSTOS DE SAÚDE DE RESENDE...

A gripe está aí e todos estão preocupados. Em Resende, a Prefeitura decidiu que os postos dos bairros Manejo e Paraíso funcionarão neste fim de semana (dias 25 e 26 de julho), de 8 às 17 horas, apenas para atendimento dos casos de gripe. A medida pretende desafogar o Hospital Municipal de Emergência, que ficou sobrecarregado nos últimos dias com o crescimento no número de pacientes preocupados com as notícias sobre o aumento de casos da gripe suína no País.




A Secretaria de Saúde reafirma que não há nenhum caso desta doença confirmado em Resende. Os pacientes gripados podem procurar também o Centro de Saúde da Cidade Alegria, que funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Durante a semana, os pacientes podem procurar também as unidades do Programa Saúde da Família (PSF), pois todas as equipes foram orientadas a atender casos de gripe.




Embora não tenha sido confirmado nenhum caso de gripe suína em Resende, todos os profissionais da rede de saúde já foram capacitados e estão orientados para lidar com possíveis doentes. E, só para reforçar: o atendimento nos postos neste fim de semana é somente para casos de gripe, que se constitui numa consulta ambulatorial.




Vale lembrar alguns cuidados que a população deve tomar para evitar a contaminação por qualquer vírus da gripe: usar lenços descartáveis para proteger a boca e o nariz ao tossir e espirrar, manter ambientes ventilados e lavar as mãos com água e sabão antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro.



Dúvidas sobre a doença? Pode ligar para a Secretaria de Saúde, nos telefones 2108-0908 e 2108-0904.



Casos suspeitos



Se você chegou há menos de dez dias de algum país onde a doença está sendo detectada em grandes proporções, como Argentina e Chile (para citar países próximos), por exemplo, e apresenta sintomas como febre acima de 37,5° e tosse, dor de cabeça ou de garganta, deve procurar um serviço de saúde e comunicar às autoridades sanitárias. O mesmo vale para quem mora ou trabalha com alguém que esteve nestas áreas há menos de dez dias e apresenta os sintomas ou foi diagnosticado como portador da Influenza A.



Informações da PMR

Nenhum comentário: