segunda-feira, 8 de junho de 2009

SEMENTE DE LINHAÇA ...

Essa sementinha está badaladíssima por aí. Talvez por apresentar benefícios maravilhosos à saúde, como melhorar o trabalho do trânsito intestinal, devido às fibras presentes. Ou então, por agir na redução do LDL, o mau colesterol, responsável por estragos nas artérias. Ou, ainda, por conter em sua composição a vitamina E, que contribui para o funcionamento celular e, por isso, afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas. Na verdade, são muitos os benefícios que a linhaça proporciona ao nosso corpo.








Existem dois tipos: a linhaça dourada e a marrom. A semente escura, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro, onde se deu bem por causa do clima quente. Por isso é mais fácil encontrá-la por aí. Comparada com a dourada, a casca é um pouco mais resistente. Quanto aos nutrientes, não perde nada para a outra variedade.




A semente de linhaça é fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, minerais, vitaminas e fibras, além de um composto chamado lignana – substância que torna a linhaça ímpar pra valer e que começa a sair do anonimato. E não é para menos. Ela praticamente faz as vezes do estrógeno. "Ao se ligar a receptores celulares, a lignana funciona como um falso hormônio", justifica a farmacêutica bioquímica Rejane Neves- Souza. É o que os especialistas chamam de fitoestrógeno. Aliás, foi justamente esse componente o mais mencionado nos trabalhos da canadense Lilian Thompson.









Na Universidade de Toronto, no Canadá, por exemplo, a cientista Lilian Thompson comprovou que a semente é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama ou seja, a linhaça evitou que o tumor se espalhasse e tomasse conta do organismo. Segundo a pesquisadora canadense, "trabalhos realizados em várias universidades mostram que a semente é capaz de diminuir o risco de outros tumores, como o de cólon e o de próstata". Somem-se essas boas notícias ao fato de a linhaça ajudar a controlar os níveis de colesterol. Ela também é favorável para pessoas que desenvolvem níveis de stress alto, excesso de peso, e pressão arterial elevada.



Também estão sendo estudadas outras funções como:
Auxiliar no combate à acne.
Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
Auxiliar na modulação do sistema imunológico;
Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
Auxiliar no controle da glicemia
Regularizar a função intestinal.



Para aproveitar tudo que a linhaça tem de bom, a dica é triturá-la. Liquidificador em ação!



Leia a matéria completa em
http://www.maisquebeleza.com/dieta-lin.htm

2 comentários:

Unknown disse...

Ah, eu já compro ela triturada numa loja de produtos naturais. Pra mim é sensacional.

NICE PINHEIRO disse...

Eu tb! Antes comprei a semente e triturei. Agora, resolvi ter menos trabalho e já comprei pronto. Bem melhor...rsrs..A correria do dia a dia faz isso com a gente, não é?
bjs querida