quinta-feira, 25 de junho de 2009

ALGUÉM JÁ MEDIU??? ALGUÉM VAI MEDIR?

Alguém já se preocupou em medir os níveis de decibéis nos estádios da África do Sul durante a Copa das Confederações? É sério! Aquele barulho provocado pelas insuportáveis vuvuzelas lembra um enxame gigantesco de abelhas (sejam africanas ou não). Dá até medo! Ai, meus tímpanos sensíveis...rsrsrs. Já desisti de ir à Copa. Vou trocar minhas passagens. África do Sul, nem pensar. Eu vou é para as Polinésias Francesas!!!! rsrs...





As insuportáveis e irritantes vuvuzelas, que me fizeram desisitir de ir à Copa...



Gente, na boa. De acordo com a fonoaudióloga Keila A. Baraldi Knobel, todo sistema sensorial tem um limite mínimo e um limite máximo para responder a um estímulo. A média da população com audição normal é capaz de ouvir sons tão fracos quanto -10 a 0 dB (o som de uma folha caindo de uma árvore é mais forte!...) e tolerar, sem desconforto, sons de 90 dB, desde que por um período curto de tempo. Sons de 130 dB chegam a provocar dor.




Para você ter uma idéia, os sons da fala situam-se principalmente entre as freqüências de 250 e 8000 Hz e variam entre 15 e 45 dB de intensidade. O som de uma torneira gotejando é de aproximadamente 20 dB, de uma conversação tranqüila é de 45-55 dB, o som de um secador de cabelo é de 85 a 90 dB, um caminhão pode chegar a 100 dB, e a turbina de um avião é de mais ou menos 130 dB, podendo equivaler ao som de shows de rock!



Os níveis de 90 a 180 decibéis são extremamente perigosos no caso de exposição constante. E, pensando nisso, eu fico curiosíssima para saber o nível de decibéis dentro daquele estádio hoje, por exemplo, durante o jogo entre Brasil e África do Sul...Impossível falar dentro de campo. Nem que os jogadores carregassem um megafone na cintura! E os técnicos? Coitados, gritam à toa. Por favor, alguém pode medir o nível de decibéis dentro do estádio no jogo do Brasil contra os EUA? Ou será que vão me deixar em “cólicas” aqui????



Curiosidade: O Decreto Federal No. 81.621 de 03/05/1978 (Anexo 3.2), sobre o Quadro Geral de Unidades de Medidas, estabelece que a forma legal do plural de decibel é decibels, mas eu acho estranho e, com a aprovação do meu amigo “Aurélio”, o pai dos inteligentes, vou de decibéis mesmo. É mais sonoro..rsrsr.

Nenhum comentário: