segunda-feira, 15 de junho de 2009

TRAVESSIA ESTRÉIA NA TV BRASIL

1964/1985 - A Travessia



TRAVESSIA é a nova minissérie da TV Brasil que estreia nesta segunda-feira, dia 15 de junho, às 20h30. Dividida em cinco capítulos, relata a travessia de alguns cidadãos brasileiros que tiveram suas vidas atingidas pelo golpe militar (1964-1985). Travessia de gerações, através de histórias de vidas, pela segunda metade do século XX no Brasil, antes e depois do golpe militar.


A minissérie será exibida de segunda a sexta-feira. TRAVESSIA, como documentário, se propõe a mergulhar o mais fundo possível, através da memória, no que foi viver esse período. Fugindo das explicações racionalizadas, o caminho será o da vivência.



http://www.youtube. com/watch? v=F76O6QxRZUo



Capítulo 1
O CONFLITO
Neste primeiro episódio, conhecemos o contexto histórico e político em que se encontrava o país, pouco antes do golpe. Dois fatos são analisados: o "Comício das Reformas" e as passeatas "Com Deus, pela Liberdade", ambos em março de 64.


Capítulo 2
O GOLPE
No segundo episódio, ativistas e intelectuais relembram o dia do golpe e falam sobre as mudanças em suas vidas após o 1º de abril de 1964.



Capítulo 3
1968
Neste capítulo, os acontecimentos internacionais que marcaram o ano de 1968, com destaque para a greve de maio, na França. No Brasil, o movimento estudantil se torna mais radical, e a esquerda começa a se dividir entre os que apóiam as propostas de luta democrática e os partidários da luta armada. Surgia o AI-5.


Capítulo 4
MEMÓRIA
Como foi o ano de 1964 para o brasileiro comum, não envolvido com a política? Qual o impacto do golpe na vida destas pessoas? No quarto episódio, a minissérie apresenta algumas pessoas que viveram a época e contam as histórias sob seu ponto de vista, comparando com os dias atuais.



Capítulo 5
A TRAVESSIA
O capítulo mostra a vida dos exilados no retorno ao Brasil, o que mudou em seus ideais e suas rotinas na reintegração à pátria. Como os militantes de ontem enxergam o país de hoje? O episódio também narra a saga dos que tiveram que deixar o país pelas fronteiras, na clandestinidade. Essa é a travessia dos exilados políticos e que ainda conta com uma surpresa para os envolvidos nas filmagens.



Enviado por Carlos Moreira

Nenhum comentário: