segunda-feira, 15 de junho de 2009

UMA CARTOGRAFIA IMAGINÁRIA DA CANÇÃO BRASILEIRA

O Ciclo de Conferências Da Palhoça ao Palácio - Uma cartografia imaginária da canção brasileira, traz para a Sala Margot da CAIXA Cultural Rio, de 24 a 27 de junho, alguns dos mais destacados pesquisadores da MPB, como Sérgio Cabral e Henrique Cazes, entre outros. Composto de cinco conferências, com cinco "temas" distintos, o ciclo propõe explorar as representações do país e da sociedade brasileira presentes em inúmeras canções de música popular.

A proposta do ciclo é voltada a um público amplo, amantes e interessados em música popular brasileira, não apenas o erudito ou especializado. Em algumas das conferências serão executadas (em CD) músicas que serão analisadas pelos conferencistas, além das apresentações musicais ao vivo na Abertura e no Encerramento do ciclo.


"Do samba ao mangue beat, do forró ao pop, da música sertaneja e caipira à MPB, a canção popular manifesta uma multiplicidade de olhares que abarca do panorâmico ao detalhe, do paraíso ao inferno, da crítica social e política ao lugar idealizado. No território da diversidade da canção popular, nossos compositores construíram uma cartografia imaginária que revela muito de nossa história, de como nos vemos, como vivemos ou desejaríamos viver", explica Walnice Nogueira Galvão, curadora do ciclo.


Ciclo de Conferências
Da Palhoça ao Palácio - Uma cartografia imaginária da canção brasileira.
CAIXA Cultural RJ – Sala Margot
Avenida Almirante Barroso, 25
Centro – Rio de Janeiro
(21) 2544-4080
Inscrições: enviar mensagem para ciclo.caixa.rio@gmail.com, informando Nome, Celular, E-mail e Telefone. Será fornecido certificado de participação.
Entrada franca
Vagas Limitadas
Capacidade: 50 lugares

Nenhum comentário: