sexta-feira, 26 de junho de 2009

PORTO MARAVILHA É REALIDADE...

O "Projeto Porto Maravilha" foi lançado nesta terça-feira, dia 23, pelo ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e, é claro, Sergio Cabral e Eduardo Paes.



O conjunto de ações para revitalizar a zona portuária do Rio de Janeiro pretende reintegrar a região à cidade do Rio de Janeiro, realizando obras de infraestrutura e promovendo melhorias para quem mora na área. O setor privado deve investir a quantia de R$ 3 bilhões na Zona Portuária. As obras do novo acesso ao Porto para veículos de carga, a partir da Avenida Brasil, na altura do Canal do Cunha, já começaram. A nova rota passa pelo bairro do Caju e a proposta é desafogar o trânsito na área onde serão realizadas as obras de reabilitação.



A primeira etapa do projeto prevê uma série de obras de infraestrutura, de habitação e de cultura. O projeto inclui a transformação do Píer da Praça Mauá em um parque, que terá anfiteatro, chafarizes, restaurantes, quiosques e uma garagem subterrânea na Praça Mauá. Além disso, estão previstos calçamento, iluminação pública, drenagem e arborização das principais vias da Zona Portuária, como a Avenida Rodrigues Alves, onde será demolida a alça de acesso ao elevado da Perimetral. O edifício D. João VI abrigará a Pinacoteca do Rio e o Museu do Amanhã será implantado nos armazéns 5 e 6.




O Morro da Conceição também passará por obras de reurbanização, com abertura de vias, o enterramento da rede elétrica e a restauração de patrimônio histórico. Além disso, edifícios do Patrimônio da União serão recuperados e transformados em habitação de interesse social.




A recuperação da zona portuária do Rio é discutida há 30 anos. Finalmente, vai acontecer! Ufa! Que canseira, hein? Demorou, mas agora vai!

Nenhum comentário: