sábado, 14 de março de 2009

DE ASSUNTOS TABUS...ZUENIR VENTURA

Zuenir Ventura





Os temas tabus estão na ordem do dia: aborto, eutanásia e agora as células-tronco embrionárias. O primeiro frequenta hoje todas as conversas graças às desastradas atitudes do arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Ribeiro Sobrinho. O segundo vem sendo mais discutido lá fora, mas a qualquer momento pode chegar aqui. Em casos de doenças terminais (como o do casal de britânicos idosos com câncer incurável que recorreu a uma clínica na Suíça especializada em suicídio assistido), temos ou não o direito de abreviar nosso sofrimento? Quanto ao terceiro, acaba de obter uma grande vitória com a corajosa decisão de Barack Obama pondo fim à limitação do financiamento federal para as pesquisas e apagando mais um vestígio obscurantista da era Bush.


O debate está no ar. Você é a favor ou contra? A Igreja Católica é contra os três, e pelo menos no caso do aborto não poderia ter escolhido advogado de acusação mais contraproducente. Além dos estragos na imagem da instituição junto aos fiéis mais esclarecidos, ele ainda por cima fala como se fosse Deus e usa o seu santo nome para condenar quem está dentro da lei e absolver um hediondo estuprador. Soube pelas minhas fontes privilegiadas que Ele está constrangido com a incontinência verbal desse seu autonomeado porta-voz. Com certeza tem tido vontade de gritar lá de cima: "Por que não te calas, bispo?"





O episódio da menina de nove anos que se submeteu a um aborto de gêmeos, depois de estuprada pelo padrasto, serviu ao menos para chamar a atenção do país para a violência sexual contra crianças. O quadro é aterrador. Uma pesquisa divulgada no Dia Internacional da Mulher revelou que só num hospital de São Paulo 43% das mulheres que são engravidadas à força têm menos de 12 anos. E que no Brasil há cerca de nove casos de estupro por 100 mil habitantes. Calcula-se que o número de abortos no país chega a mais de um milhão por ano. Dos 500 mil casos anuais de violência doméstica, 28,9% referem-se a abuso sexual.




Diante desse trágico levantamento, que trata apenas da violência explícita, deixando de fora, por exemplo, a pedofilia por sedução (da praticada pelos padres então nem é bom falar), o que fazer? Qual a solução? Como a pílula e o aborto são proibidos pelo Vaticano, que tal distribuir máquinas de lavar roupa para a população carente?


Fonte: Jornal O Globo 11/03/09

Nenhum comentário: