quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CANDEIA NA TELA

O documentário sobre Antônio Candeia Filho (17/8/35 - 16/11/78), mais conhecido como compositor Candeia, sobre sua trajetória de luta pela resistência cultural representada pela criação da Escola de Samba Quilombo será exibido nesta quarta, dia 30, às 18h45, na UERJ.



“Eu Sou o Povo” é baseado em uma série de entrevistas de testemunhos daqueles que viveram e construíram os ideais de valorização da identidade cultural negra através do samba. Após a exibição haverá debate com Bruno Bacellar - diretor do filme; e Paulo Filho - representante da G.R.A.N.E.S Quilombo.




“Eu sou o Povo”
Auditório 111 da UERJ
11º andar

Dia 30 de setembro, às 18H45
Evento gratuito

SUPER (F)ÚTIL?

Pantufas com luz
Nada de tropeçar nos móveis à noite...

O SARAU É NO PALACETE BOLONHA

Belém está cada vez mais bela e poética. E o Sarau do Movimento Literário Extremo Norte desta quinta será ainda mais festivo! Além de celebrar o novo local que abrigará o evento, o Palacete Bolonha, haverá a comemoração do aniversário do poeta, amigo, professor e compositor Guilherme Fernandes.












Com participação especial dos músicos Yuri Gueduelha e Alcyr Guimarães, e cena poética - integrando música, teatro e poesia - apresentada pela poetamiga Wanda Monteiro, a noite promete. Será como reviver os antigos saraus...O evento começa às 19 horas e a entrada, como sempre, é gratuita.

ELES CONQUISTARAM O PRÊMIO INOVAÇÃO

Os alunos do curso de Engenharia de Produção Automotiva da AEDB participaram da etapa Sudeste da Competição SAE Baja, em Minas Gerais, e conquistaram o Prêmio Inovação numa competição de carro off-road. A etapa nacional da competição será em Piracicaba, em março de 2010.












O carro fabricado pela equipe da AEDB foi considerado o projeto mais inovador, concorrendo com equipes de renomadas Universidades de Minas, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Aplausos desta blogueira aos alunos e professores da AEDB. E que o sucesso se repita na próxima etapa da competição!




Informações da Assessoria de Imprensa da AEDB

terça-feira, 29 de setembro de 2009

208 ANOS. FELIZ NIVER!!!

Resende está fazendo 208 anos hoje! Como na letra de Ana Carolina, “vim parar nessa cidade por força das circunstâncias”...rs. E lá se vão 21 anos...Resende está no meu coração. Adoro esse lugar. É aqui que eu moro e trabalho. Você não conhece Resende? Então, vou falar um pouquinho sobre a cidade. E não esqueça de clicar nas fotos para poder curtir o visual, ok? rs...(principalmente na última foto, obra de meu querido amigo Rudy Trindade)





Retão de Resende



Resende fica no sul do Estado do Rio de Janeiro, mais precisamente na região do Vale do Paraíba Fluminense, e faz divisa com os estados de São Paulo e Minas Gerais. Com mais de 120 mil habitantes, a cidade é conhecida internacionalmente por abrigar a Fábrica de Combustível Nuclear, responsável pelo enriquecimento de urânio no Brasil (INB - Indústrias Nucleares do Brasil), sendo a única do país. Resende também abriga várias indústrias, como Clariant, Pernod Ricard, Grupo Votorantim, Furnas Centrais Elétricas, Novartis, entre outras. E a Volkswagen, maior fábrica de caminhões e ônibus do Brasil.






Ponte Velha




A cidade de Resende também é um importante pólo turistico, e alguns dos destinos mais procurados são Visconde de Mauá, Parque Nacional Itatiaia, Engenheiro Passos, AMAN e o limítrofe Penedo.







Outra ponte...




E por falar nisso, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) é a única na formação de oficiais combatentes do Exército no país. Com uma área total de 67 km², é a segunda maior Academia Militar do mundo. E fica aqui, em Resende.




Ruas tranquilas...




A sede da TV Rio Sul, emissora afiliada à Rede Globo, no sul do estado do Rio de Janeiro, também está aqui. E foi da TV Rio Sul que saíram Tereza Garcia (Jornal Hoje), Telmo Valente (Globo São Paulo), Flávia Januzzi (Globo Rio), Vandrey Pereira (Globo Rio), Cristina Maia (SPTV Campinas), Cristiane Paracat (Record), Renata do Carmo e tantos outros espetáculos de jornalistas.








As águas do Paraíba...





O PIB de Resende é o segundo maior da região Sul Fluminense, e está entre os dez maiores do estado. Com seu alto PIB per capita, longa expectativa de vida e alto nível de infraestrutura, Resende é apontada como a terceira melhor cidade fluminense, segundo o Índice FIRJAN de Desenvolvimento.




O clima de Resende é tropical de altitude, com temperatura média anual de 19°C. No inverno, a mínima pode chegar a 5°C. É um frio do caramba! rsrs... Mas, a máxima de 42°C, em janeiro, compensa....rs. E no período de novembro a março, dá-lhe chuva!!! rs...







O antigo Supermercado dos Produtores...




Temos universidades como UERJ, Estácio e Dom Bosco, além de vários cursos à distância das melhores universidades públicas do país. E 38 unidades de ensino municipais, 17 estaduais, sete particulares e 13 creches municipais.









A Praça do Trenzinho....




Festivais, como o do Pinhão e do Teatro, agitam a cidade. A Rua da Música, todo sábado, revela o melhor do chorinho e da MPB da cidade e da região. E ninguém paga nada para ouvir música de qualidade nas manhãs de sábado, ao ar livre. Uma delícia...




Vista panorâmica...




Resende é uma cidade deliciosa para viver. E linda. E não para de crescer. Mas, nem por isso perde o charme, a beleza natural, a tranquilidade. De minha janela, posso avistar a serra em sua plenitude. De minha janela, posso ouvir os pássaros cantando. E as cigarras. É lindo, é mágico.




Foto de Rudy Trindade
Linda, mesmo em dias nublados...





Foi aqui que eu conheci minha grande amiga, Mary Dutra. Exatamente durante um aniversário da cidade, há dez anos. Mas só vamos comemorar na semana que vem. É que o grande “culpado” pelo nosso encontro está em semana de provas, não é Vinícius Lima? Mas isso é assunto para outro texto....



O MELHOR DE SÃO PAULO

O bar Ó do Borogodó, reduto de samba e choro na cidade, foi eleito pela Revista Veja São Paulo desta semana como o bar com melhor música ao vivo. Está lá, nas páginas do especial “Comer e Beber 2009/2010”. Muito justo. Aplausos desta blogueira para o Ó do Borogodó...











Ó do Borogodó
Rua Horácio Lane, 21
Pinheiros - SP
(11) 3814-4087

FERIADO SÓ NA SEGUNDA-FEIRA

A Câmara aprovou a antecipação de feriados para as segundas-feiras. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na quarta-feira, dia 23, o Projeto de Lei 2756/03, do deputado Milton Monti (PR-SP), que antecipa para as segundas-feiras os feriados que ocorrem entre as terças e sextas-feiras.



De acordo com o texto aprovado, os feriados dos dias da Paz Universal (1º de janeiro), Carnaval (festa móvel), Sexta-feira Santa (festa móvel), Independência do Brasil (7 de setembro) e Natal (25 de dezembro) são os únicos que não serão alterados, pois são datas relevantes e protegidas por disposições de proteção de bens culturais, não devendo mesmo ter suas comemorações modificadas.




Se rolar mais de um feriado na mesma semana, o segundo passará para a segunda-feira da semana seguinte. O projeto seguirá para análise do Senado, caso não haja recurso para que seja votado pelo Plenário.




Fonte:http://noticias.uol.com.br/politica/2009/09/28/ult5773u2605.jhtm

AULAS DE VIOLÃO DE GRAÇA NO RJ

Tem muita gente no Rio de Janeiro que quer aprender violão, mas não tem dinheiro para bancar as aulas, não é? Pois é. Mas agora essas pessoas têm a oportunidade de aprender violão sem pagar nada. É a Bolsa integral para os primeiros acordes.


Em parceria com a fábrica de instrumentos Giannini e a Musical Carioca, o Centro Musical Cigam, com a experiência de 22 anos de ensino da música popular, dá uma mãozinha aos alunos de baixa renda e inicia as inscrições para o concurso de bolsas de estudo.




As inscrições são limitadas a 150 pessoas, vão até o dia 7 de outubro e podem ser feitas gratuitamente na sede do Cigam – Rua Santa Luzia, 799/701 – Cinelândia.










Os candidatos devem apresentar comprovantes de renda, de residência e documento de identidade. Depois da inscrição, os pretendentes às vagas responderão um questionário sociocultural e passarão por um teste de aptidão musical.


São cinco bolsas integrais e 25% de desconto aos demais, com isenção de taxa de matrícula para o curso. Gostou? Quer mais informações? Ligue para (21) 3020.3113 ou (21) 2532.0768.

IMPERDÍVEL!

Aos 86 anos, Zé Menezes nos presenteia com dois trabalhos autorais, os CDs "Zé Menezes - Autoral - Regional de Choro" e "Zé Menezes - Autoral - Gafieira Carioca", selo ABZ Digital e com patrocínio da Petrobrás.



Maestro, compositor, arranjador e multiinstrumentista das cordas, aliando técnica apurada e criatividade nas improvisações, Menezes nos surpreende com seu virtuosismo tocando bandolim, violão, violão-tenor, guitarra, cavaquinho, banjo, viola de 10 cordas, guitarra portuguesa...Um espetáculo!



Com mais de 70 anos de carreira musical passados em palcos e estúdios, Zé Menezes tocou e gravou com os grandes nomes da música. Neste show imperdível, Zé Menezes será acompanhado por Marquinhos Mendonça (violão), Zeli (baixo), Proveta (sax e clarinete) e Celso Almeida (bateria).



SESC Paulista
Avenida Paulista, 119 – Térreo
São Paulo
Terça, dia 29
19 horas
Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência.

TESTE DO BAFÔMETRO É OBRIGATÓRIO EM BLITZ

Mais um motorista contestou na justiça a obrigatoriedade do teste do bafômetro durante abordagem policial. Mais uma vez, o argumento do condutor era a inconstitucionalidade da Lei Seca por obrigar alguém a produzir prova contra si mesmo. E o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou novamente o pedido de habeas corpus.



É engraçado isso: o motorista “enche a cara” e depois sai por aí, provocando acidente, colocando em risco a vida dos outros. E ainda se acha no direito de recusar a fazer o teste do bafômetro se for parado numa blitz! Ao recusar o teste, o motorista se livra de penalidades como suspensão da carteira e apreensão do veículo. Penalidades mínimas para quem sai por aí bêbado ao volante, vamos combinar.











Acontece que a situação ainda não está definida. A ação direta de inconstitucionalidade contra a Lei Seca ainda será julgada no Superior Tribunal Federal (STF). E durante o período que antecede a análise do caso pelo plenário, o STF também decidiu que, por estar vigorando, a lei não pode ser afastada para beneficiar com salvo-conduto um determinado “cidadão”. Afinal, a lei é “para todos”, não é? Pois é. Aguardemos. Vamos ver no que isso vai dar...



Fonte:
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/09/28/ult5772u5509.jhtm

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

SUPER (F) ÚTIL?

Dosador de manteiga
É certo que ocupa espaço no armário. Mas, evita o desperdício....

LOUCOS POR CINEMA

Loucos por Cinema é uma mostra acompanhada de debates e que estimula a discussão sobre o que é, afinal, a figura do "louco" sob o olhar da sétima arte. O evento acontece na Caixa Cultural, de 29 de setembro a 04 de outubro, com sessões a partir das 17 horas, de segunda à sexta, e a partir das 14h30 aos sábados e domingos.



Os ingressos para assistir a filmes como A Bela da Tarde, Almas Gêmeas, Alphaville, As Pontes de Madison, Bicho de Sete Cabeças, Camille Claudel, Delicatessen, O tesouro de Sierra Madre, Psicose, Um corpo que cai, Um estranho no ninho e outros grandes sucessos, custam apenas R$4 e R$2 (meia).




DEBATES:
Quarta, 30 de setembro - 20h
Márcia Aràn (Uma mulher sob influência)
Regina Herzog (As pontes de Madison)





Sexta, 2 de outubro -20h
Isabel Fortes (Almas Gêmeas)
Gloria Sadala (Camile Claudel)





Sábado 3 de outubro - 20h
Marcus Andre Vieira (Um corpo que cai)
Fenando Ribeiro (Psicose)





Mediação: Bianca Novaes, curadora da Mostra



CAIXA Cultural
Av Almirante Barroso, 25
Centro- Rio de Janeiro
(21) 2544 1099/ 2544 3029





Veja a programação completa no
http://loucosporcinemacaixacultural.blogspot.com

O FIM DAS SACOLAS PLÁSTICAS NO RJ

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), sancionou a lei que prevê o fim das sacolas plásticas descartáveis no Estado em até três anos. De acordo com determinação da lei, os estabelecimentos comerciais deverão oferecer “bolsas feitas de material reutilizável”.




As microempresas terão um prazo de três anos para a substituição das sacolas, as empresas de pequeno porte terão dois anos para efetuar a troca e as demais terão somente um ano para se adequarem à determinação.





Leia a matéria na íntegra
http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/07/17/comercio+promove+a+troca+de+sacolas+plasticas+mas+governos+ainda+patinam++7351947.html

VOCÊ DOA. ELES RETIRAM.

Se você tem roupas, móveis, livros, brinquedos e eletrodomésticos em condições de uso e deseja doar, ligue para o Exército da Salvação. Todo o material retirado é encaminhado para triagem e vendido nos Bazares Beneficentes. A renda obtida é destinada às ações sociais do Exército da Salvação, beneficiando 32 projetos.



O Exército da Salvação retira todo o material doado num prazo entre 24 e 72 horas, dependendo da localidade. Basta ligar para (11) 5562.2285 ou (21) 3879.9600.




Bazares Beneficentes do Exército da Salvação




Av. Santa Catarina, 1781
Vila Mascote – SP



Av. Cupecê, 3254
Cidade Ademar – SP



Av. Vinte e Oito de Setembro, 354
Vila Isabel – RJ



O Exército de Salvação mantém programas sociais para crianças, jovens e idosos no Brasil e em 118 países ao redor do mundo. Se você quer trabalhar no Exército da Salvação, acesse http://www.exercitodoacoes.org.br/?campantesquesuascoisas e preencha o formulário.

domingo, 27 de setembro de 2009

JOÃOZINHO BRINCANDO DE PAPAI E MAMÃE

Joãozinho chega da escola e vai direto à geladeira pegar o sorvete.Sua mãe entra na cozinha e dá aquela bronca:



-Nada disso, Joãozinho. Isso não é hora de tomar sorvete. Está quase na hora do almoço... Vá lá fora brincar!
- Mas, mamãe, não tem ninguém para brincar comigo!
A mãe entra no jogo dele e diz:
- Tá bom, então eu vou brincar com você. Do que é que nós vamos brincar?
- Quero brincar de papai-e-mamãe.
Tentando não mostrar surpresa ela responde:
- Tá certo. O que é que eu devo fazer?
- Vá para seu quarto, vista o baby-doll e deite-se.



Pensando que vai ser bem fácil controlar a situação, a mãe sobe as escadas. Joãozinho vai até o quartinho e pega um velho chapéu do pai. Ele encontra um toco de cigarro num cinzeiro e o coloca no canto da boca. Sobe as escadas e vai até o quarto da mãe. A mãe levanta a cabeça e pergunta:
- E o que eu faço agora?




Com um jeito autoritário, Joãozinho diz:
- Desça logo e dê sorvete ao garoto!




Admita: você pensou bobagem, né? Mente suja...

"FEIOS, SUJOS E MALVADOS SOB MEDIDA”

"Feios, sujos e malvados sob medida.A utopia médica do biodeterminismo (1920-1945)", livro de Luis Ferla, será o centro do debate na próxima quarta-feira, dia 30, às 18h30, no CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP.


O determinismo biológico presente na medicina e na criminologia da primeira metade do século XX não é um acontecimento isolado no tempo. Em “Feios, sujos e malvados sob medida” a densidade histórica do biodeterminismo é investigada com rigor, analisando os problemas sociais dos indivíduos considerados "feios, sujos e malvados". Dessa maneira, o historiador Luis Ferla realiza uma refinada análise sobre a patologização dos comportamentos anti-sociais, ou "desviados", e sobre as articulações entre ciência e "defesa social".




O livro interroga com maestria o mosaico de ações e teorias, de utopias sociais e de ambiguidades característico das diversas intervenções científicas sobre o corpo humano na capital paulista entre 1920 e 1945. Uma história difícil de ser explicada, pois seu desenho caminha do trabalho ao crime e vice-versa, envolvendo os esforços por identificar e tratar desde o homossexual até o doente mental, passando por epiléticos e portadores do que já se nomeou como sendo "loucura moral". Um trabalho sobre as medidas criadas institucionalmente para regrar o corpo e a alma cuja leitura é essencial para pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.


Expositor
- Luis Ferla
Graduação e Doutorado em História – USP
Professor de História Contemporânea – UNIFESP/Campus Guarulhos




Debatedor
- Janes Jorge
Graduação, Mestrado e Doutorado em História – USP
Professor de História – PUC/SP




Mediadora
- Jacy Machado Barletta
Mestre em História e Historiografia da Educação - USP




Inscrições gratuitas pelo e-mail ssantos@cedem.unesp.br




CEDEM/UNESP
Praça da Sé, 108 – 1º andar
(metrô Sé)

Quarta-feira, 30 de setembro
19h30
(11) 3105.9903
www.cedem.unesp.br

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

APROVADA!

Finalmente aprovada! A aprovação da PEC 150 é muito importante, pois a emenda propõe a vinculação de receitas para a área da cultura: 2% do orçamento total da União, 1,5% dos estados e 1% dos municípios. Atualmente, o investimento em cultura do governo federal está entre 0,7% e 0,8% do orçamento da União.




A aprovação da PEC é encarada como prioridade pelo Ministério da Cultura (Minc), a fim de consolidar o Fundo Nacional da Cultura. A alteração é uma etapa para que se dê continuidade à principal medida do MinC: a reforma da Lei Rouanet.





Agora, a PEC seguirá para análise do plenário. E viva a cultura!

SUPER (F)ÚTIL?

Torradeira transparente

É legal ficar olhando para o pão sendo estorricado...Distrai...

ESQUEMA DE SERVIÇOS PARA A EXAPICOR (1)

A Prefeitura de Resende divulgou o esquema especial de trânsito durante os seis dias da 42ª EXAPICOR (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende), no período de 24 a 29 deste mês, no Parque de Exposições.




A operação pretende dar maior fluidez ao tráfego de veículos e foi planejada para começar a funcionar já na noite desta quinta-feira, 24 de setembro, desde a entrada da cidade em frente ao Rodoshopping Graal, na região do Paraíso, até o Acesso Oeste, nova alternativa de entrada ao município pela região da Grande Alegria.



Os ônibus de fretamento vindos de outras cidades pela Dutra em direção ao Parque de Exposições, devem optar pelo Acesso Oeste. O ponto de embarque e desembarque dos passageiros será nas imediações do posto de combustíveis desativado, localizado no bairro Morada da Colina, em frente à área da EXAPICOR. A mesma alternativa de acesso ao Parque de Exposições é indicada para as pessoas de outros municípios que vierem em carros de passeio.










A utilização do Acesso Oeste como alternativa de chegada ao Parque de Exposições tem como objetivo evitar os riscos de congestionamentos, principalmente nos horários de maior movimento.




Durante os dias 24 e 29 de setembro, no período de 19 horas até o final dos shows, o tráfego no trecho entre a esquina das Avenidas Coronel Mendes e Juscelino Kubitscheck e o Parque de Exposições será feito apenas no sentido Centro / EXAPICOR. Nestes horários, os motoristas que vierem do Centro e do Manejo em direção à região da Grande Alegria devem seguir pela Avenida Juscelino Kubitscheck, passando pelos bairros Itapuca e Alegria Velha.



Os ônibus urbanos circularão até o final dos shows e farão paradas finais no Parque de Exposições, facilitando o acesso das pessoas à EXAPICOR. A medida foi repassada à direção das empresas São Miguel, Resendense e Falcão.





Informações da PMR

ESQUEMA DE SERVIÇOS PARA A EXAPICOR (2)

SEGURANÇA



Com o apoio de cinco veículos, 47 agentes da Guarda Municipal vão auxiliar o esquema de segurança da EXAPICOR. O contingente inclui os oito guardas que trabalharão na sala de controle operando as câmeras de vigilância e os quatro agentes destinados para a escolta dos artistas, desde os hotéis onde ficarão hospedados até o palco dos shows.



A vigilância ostensiva será feita pela Polícia Militar. Para esta edição da EXAPICOR, a PM reforçou o trabalho de segurança com a instalação de duas torres, de onde os agentes terão uma visão ampla de toda a área de realização da festa, e policiamento montado.



SAÚDE




Duas equipes de profissionais do setor se revezarão no plantão para atendimentos de possíveis emergências, nos horários de 7 às 19 horas e de 19 horas às sete da manhã. Cada equipe contará com dois médicos, cinco enfermeiros, oito técnicos de enfermagem, cinco maqueiros e um auxiliar de serviços gerais.



Informações da PMR

ALCIONE LANÇA CD "ACESA"

Para quem gosta da Alcione sambista, “Acesa” é cheio de bons exemplares do gênero, como o delicioso “Chutando o balde” e o carioquíssimo “Eu vou pra Lapa”, que integrou a trilha sonora da novela Caminho das Índias. Equilibrando-se entre o sofisticado e o popular, a Marrom lança seu 34º CD. E cantando muito, como sempre.



Saraiva Mega Store - Ouvidor
Rua do Ouvidor, 98A
Centro – RJ
Sexta, dia 25
12h30
Gratuito

(21) 2507-9500 / 2507-3785

DELEGACIA VIRTUAL


O Estado do Rio de Janeiro conta com um serviço que pode facilitar a vida de quem necessita comunicar ocorrência, denunciar furto ou roubo de veículo, fazer denúncia anônima, solicitar cópia de R.O., comunicar extravios de documentos, e obter informações sobre vários serviços úteis. Basta acessar http://www.delegaciavirtual.rj.gov.br/. Muito legal. Gostei.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

POESIA AO AR LIVRE

Atenção paraenses! O Sarau do Movimento Literário Extremo Norte desta quinta será ao ar livre, no Bar da passagem do Horto, ao lado do Horto e entre Conselheiro e Mundurucus. O evento começa a partir das 19 horas.



Movimento Literário Extremo Norte

SUPER (F)ÚTEIS?

Pinguim-relógio para preparar chá


Bonitinho, não é? rsrsrs

MARCEL POWELL LANÇA "CORDA COM BALA"

Em seu novo CD, Corda com Bala, Marcel Powell explora ritmos como samba, baião, jazz e choro. Gravado em trio, o repertório inclui três faixas solo e a inédita “Um abraço no Trio Elétrico”, composta por seu pai, Baden Powell, para o bandolinista Armandinho.



Apesar de jovem (24 anos), Marcel toca com maturidade, personalidade e segurança de veterano. Seu estilo são as escalas e os ataques de notas rápidas, além da capacidade de acrescentar silêncios nos remetendo a outros mestres.

Saraiva Mega Store - Ouvidor
Rua do Ouvidor, 98A
Centro – RJ
Quinta, dia 24
12h30
Gratuito

(21) 2507-9500 / 2507-3785

JAZZ NA BAHIA

O grupo Tempero do Jazz toca músicas próprias e Miles Davis, Jaco Pastorius, Hermeto Pascoal, Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Bosco, Mike Stern, João Donato, Herbie Hancock, e muitos outros.




O Tempero do Jazz é formado por Tavinho Magalhães (guitarra) Lula Nascimento (bateria) Shalin Way (solo vocal) André Luba (baixo) Estevam Dantas (teclado), e convidados.



Tempero do Jazz
Mariana Bar Restaurante

Parque Cruz Aguiar
Rio Vermelho
Salvador – BA
Quinta, dia 24
21 horas
R$ 10

(71)333-44346

“INFLUÊNCIA DA BOSSA “ EM COPACABANA

A cantora carioca Thaís Motta se apresenta no Teatro Posto 6 nesta quinta, dia 24, com o show “Influência da Bossa”, com participação e direção musical do pianista Marvio Ciribelli.



No repertório, músicas como "Clementina" (Altay Velloso), "Cai Dentro" (Baden Powell e Paulo César Pinheiro), "Ai de Mim" (Marco Pinheiro e Chico Alves), "Iguais e Diferentes" (Chico Bosco e Fred Martins), "Passado Descomposto" (Mário Sève e Geraldinho Carneiro), "Canção para Inglês Ver" (Lamartine Babo) e "Vou Deitar e Rolar" (Baden Powell e Paulo Cesar Pinheiro).



Thaís Motta e Marvio Ciribelli
Teatro Posto 6
Rua Francisco Sá, 51
Copacabana - RJQuinta, dia 24 20h
(21) 2287 7496R$ 20

SEMINÁRIO DESAFIOS DA URBANIZAÇÃO NO RIO DE JANEIRO

Na sexta-feira, dia 25, acontece o Seminário “Desafios da Urbanização no Rio de Janeiro”. O evento será realizado no prédio sede do Crea-RJ, das 9 às 18 horas. Veja a programação completa:




9h - Abertura:
- Agostinho Guerreiro - Presidente do Crea-RJ
- Marcio Fortes - Ministro das Cidades
- Leonardo Picciani - Secretário Estado de Habitação-RJ
- Jorge Bittar - Secretário Municipal de Habitação-RJ
- Jefferson Salazar - Presidente do Sindicato dos Arquitetos-RJ
- Olimpio Alves dos Santos - Presidente do Sindicato dos Engenheiros- RJ
- Dayse Góes - Presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil - Seção RJ
- Sérgio da Costa Velho - Câmara Especializada Agrimensura- Crea-RJ





10h15 às 12h30 - Painel "Mobilidade Urbana"
- Coordenador: Luis Antônio Cosenza - 1º Vice-Presidente do Crea-RJ
- Expositores:
- Eliomar Coelho - Vereador Rio de Janeiro
- Raul de Bonis - Diretor de Planejamento do CBTU
- José Antônio Lanchoti - Membro do CONADE
- Márcia Morgado - Promotora Ministério Público Federal-RJ




14h às 15h30 - Painéis "Desordem Urbana"
- Coordenador: Flávio Gomes de Almeida- Painel I
- Expositores:
- Carlos Minc - Ministro do Meio Ambiente
- Marilene Oliveira Ramos M. dos Santos - Secretária de Estado do Ambiente-RJ
- Aspásia Camargo - Vereadora do Rio de Janeiro




16h às 18h - Painel II
- Expositores:
- Felipe de Faria Góes - Presidente do Instituto Pereira Passos
- Luis Antônio Soares - Pesquisador FGV
- Luiz Firmino Martins Pereira - Diretor do INEA




18h - Lançamento do livro "Ordenamento Territorial - Coletânea de Textos com Diferentes Abordagens no Contexto Brasileiro" - Editora Bertrand


Prédio Sede do Crea-RJ
Rua Buenos Aires, 40 - Auditório - 5º andar

Centro - Rio de Janeiro




Enviado por Carlos Moreira

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

SUPER (F)ÚTEIS?

Caneca porta-bolachas


Só não pode beber segurando com a mão esquerda...

SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS

A empresa Dinâmica da Terra Consultoria Sócioambiental está selecionando profissionais para seu quadro efetivo. Para mais informações e envio de currículos, acesse http://www.inmetro.gov.br/incubadora/index.asp.



Enviado por Dinâmica da Terra

42a. EXAPICOR: CONTAGEM REGRESSIVA

A 42ª. EXAPICOR começa amanhã! A abertura oficial do maior evento da região será às 20 horas, no Parque de Exposição Francisco Fortes Filho. Além da entrada gratuita e dos shows, a Exapicor deste ano tem muitas novidades e atrações para todas as idades!










Confira os shows que vão rolar:



Quinta, dia 24
Regis Danese – 22h30



Sexta, dia 25
Belo – 22h30



Sábado, dia 26
Alerta Geral (gravação ao vivo do DVD) – 21 horas
Inimigos da HP – 22h30



Domingo, dia 27
Renato Teixeira – 19 horas
Skank – 22h30




Segunda, dia 28
Pai e Filho – 21h30
Victor e Leo – 22h30




Terça, dia 29
Elymar Santos – 19 horas
Chitãozinho & Xororó – 22h30




E do dia 24 ao dia 29, vai rolar Exposição de Equinos, Bovinos e Caprinos, Torneio Leiteiro, Exposição de Gado Nobre, Praça de Alimentação, Parque de Diversões, Rodeio Profissional, Boite Itinerante, Rua da Música (Sábado, Domingo e Terça), Baile Country para a Terceira Idade, Matinê com Patati Patata e muito mais!



Acesse www.exapicor2009.com.br e fique por dentro da programação!



terça-feira, 22 de setembro de 2009

BRATUQUES - MARCO LOBO CONVIDA JOÃO BOSCO & LUIZ BRASIL

A Delira Música, selo que há seis anos promove a arte musical brasileira através de lançamentos fonográficos e projetos de música instrumental, clássica e popular, apresenta o projeto bRatuques e lança luz sobre o instrumentista brasileiro. Nesta primeira edição, a Delira Música convidou o percussionista baiano Marco Lobo para ser o anfitrião de artistas das mais diversas regiões e culturas. Durante 10 noites, de 01 de setembro a 03 de novembro, a Sala Municipal Baden Powell será palco de encontros inéditos, unindo a percussão brasileira aos mais variados estilos.




Nesta terça, Marco Lobo recebe João Bosco e Luiz Brasil. Uhuuu! Que trio! Vai ficar for a dessa? Pois é.












Em bRatuques, o protagonista é a música brasileira, em sua essência e aparência soberanas, nascente nos ritmos regionais que desemboca nos mais sofisticados arranjos e improvisações, atemporais, num cruzamento de culturas ímpar, poesia do espírito humano. A música que transforma e recicla, o ser social e espiritual. Nossa música, nossa arte.



BRATUQUES
Sala Municipal Baden Powell

Av. Nossa Senhora de Copacabana, 360
Copacabana – RJ
Terça, dia 22
20h30
R$ 20

(21) 2262-2581/2215-5172

TEM LIVRO USADO?

Aqueles livros usados que estão dentro de alguma caixa ou de algum armário, ocupando espaço e acumulando poeira, podem ser de grande utilidade para outras pessoas. Que tal doa-los ao Instituto de Educação Não Violência?



A instituição precisa de livros e de material para acomodá-los, como estantes ou prateleiras, novas ou usadas. Ao fazer a doação, você estará colaborando para o nascimento da Biblioteca Comunitária do Instituto de Educação Não Violência.










Os livros e/ou estantes e prateleiras usados podem ser entregues aos sábados na Rua Arnaldo Vallardi Portilho, 10, Penha (próximo ao metrô penha), em São Paulo. Não tem como levar o material? Entre em contato com Rakel Santana pelo (11) 2023-2060.




educacao_para_nao_violencia@yahoo.com.br

http://br.dir.groups.yahoo.com/group/InstitutoFEP

7 EM PONTO

Elza Soares e Alex Ribeiro se apresentam nesta terça, no Teatro Carlos Gomes. Alex é filho do saudoso Roberto Ribeiro. O encontro faz parte do Projeto 7 em Ponto e revive o inesquecível disco que Elza e Roberto gravaram juntos há alguns anos. Os portões do Teatro abrirão às 18h30.



Teatro Carlos Gomes
Praça Tiradentes, s/nº
Centro – RJ
Terça-feira, dia 22
19 horas
R$ 10
(21) 2232-8702

LANÇAMENTO DE CD

O cavaquinista e compositor João Callado lança seu mais novo trabalho nesta terça, dia 22, no Allegro Bistrô, o pequeno bar dentro da loja de discos Modern Sound, em Copa. Participações especiais da maravilhosa cantora e atriz Soraya Ravenle e do violonista e cantor Alfredo Del-Penho.




Quem conhece o grupo Semente sabe que o trabalho de João é um espetáculo! O show é gratuito, mas é melhor reservar antes, ok?


Modern Sound
Rua Barato Ribeiro, 502 D
Copacabana - RJ

(21) 2548 5005

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

CURTAS E RÁPIDAS

ENTÃO, TÁ TUDO CERTO...




E o Flavio Briatori foi banido de vez da F1 e de todas as atividades da FIA, que não quer ver a criatura nem pintada de ouro. Pat Symonds pegou uma suspensão de cinco anos, período em que também não poderá dar o ar da graça em nenhum evento da FIA. Alonso foi inocentado e Nelsinho...Pois é. Ética e caráter ao revelar toda a verdade? Não. Pura questão de “delação premiada”. Impunidade irrestrita ao piloto. Prêmio por sua “colaboração”. Pois é...




FALA A VERDADE...




Vamos combinar: os três gols do Flamengo sobre o Coritiba foram lindos, não foram? E o gol do insuportável do Adriano foi um espetáculo! Golaço! Detesto o cidadão, mas nessa hora tenho que tirar o chapéu para ele. Apesar de que, os três não fizeram mais do que a obrigação. Jogadores de futebol são pagos para jogar, para fazer gols. Mas que foram lindos gols, isso é verdade...rs.





FALA SÉRIO!




EXAPICOR chegando...E a chuva também. Todo ano é a mesma coisa! E começou hoje. Cedo, não é? Pois é. A galera lá de cima resolveu dar uma faxina geral. E tome água! Aff! Semana começando com frio e chuva. Ninguém merece! Eu sou solar gente, dá um tempo!!!!




CONSCIÊNCIA




Os Bancos de Sangue do país estão com estoque baixo. Procure saber onde é o posto de coleta mais próximo de sua residência ou de seu trabalho e doe sangue. Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior. Eu sou doadora de sangue desde os 18 anos. E você?

“ELAS POR ELE”, DE FABIO BRUNELLI

O primeiro romance do jornalista Fabio Brunelli será lançado no dia 29, às 20 horas, no Manga Rosa, em Resende/RJ. "Elas Por Ele" descreve o universo feminino na visão de um homem. Um olhar apaixonado e bem humorado do escritor, que analisa o paradisíaco inferno das relações entre homens e mulheres.










"O livro narra a história de Leonardo, um publicitário bem sucedido que depois de três casamentos decide ficar só. Mas, na fila do cinema, se apaixona mais uma vez. Em busca do par ideal, o personagem apresenta suas estratégias de conquista e, ao mesmo tempo em que analisa as respostas de Carolina, a musa inspiradora, relembra situações que viveu nos casamentos anteriores. Um texto que nos convida a uma análise pessoal." - conclui o autor.








Brunelli nasceu na capital paulista em 1969. Aos vinte anos, foi o âncora mais jovem da televisão brasileira em rede nacional, estreando no telejornalismo da Rede Manchete na histórica noite de 9 de novembro de 1989, anunciando a queda do muro de Berlim. Atualmente, é editor-chefe e apresentador do telejornal RJTV, produzido pela TV Rio Sul, afiliada da Rede Globo.



Informações de Lu Gastão

RODA VIVA DE HOJE

Marina Silva, que deixou o Ministério do Meio Ambiente em maio do ano passado, é a entrevistada do programa Roda Viva desta segunda. Filha de nordestinos que foram colonizar a Amazônia, Marina Silva nasceu no Acre e desde cedo trabalhou como lavradora. Trabalhou como doméstica, se alfabetizou pelo Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização, criado pelo governo federal em 1967, para alfabetização de adultos) e formou-se em história aos 26 anos.



Em 1988 Marina Silva elegeu-se vereadora de Rio Branco, pelo Partido dos Trabalhadores. Em 90 foi deputada estadual e em 95 elegeu-se senadora, sendo reeleita em 2003. No mês passado ela deixou o Partido dos Trabalhadores, onde permaneceu por quase 30 anos para se filiar ao PV.




Marina Silva é uma ambientalista premiada e reconhecida pela Organização das Nações Unidas.











Apresentação: Heródoto Barbeiro





Entrevistadores: Lourival Sant’Anna, repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo; Eleonora de Lucena, editora-executiva do jornal Folha de S. Paulo; Denise Rothenburg, colunista de política do jornal Correio Braziliense e Paulo Moreira Leite, diretor da sucursal em Brasília da revista Época.




O Roda Viva é transmitido ao vivo pela TV Cultura toda segunda, a partir de 22h10.
Para assistir online, acesse
E você ainda pode enviar sua pergunta pelo http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva/comenteeparticipe.asp.

domingo, 20 de setembro de 2009

HORA DE ACORDAR!

Os eventos da Hora de Acordar são baseados no conceito de “flashmobs” – ações relâmpago divertidas onde os participantes se encontram em um local público se misturando na multidão. Subitamente o grupo começa uma ação coordenada que dura alguns minutos e se dispersa logo em seguida, aguçando a curiosidade dos que estão assistindo. Os eventos serão auto-organizados, por isso será fácil para qualquer um participar.




O Brasil já tem 197 eventos inscritos. No Rio de Janeiro, 15 ações acontecerão em locais como Cinelândia, Ipanema, Botafogo, Jardim Sulacap, Santa Teresa, Arcos da Lapa, Barra da Tijuca e Praia de Copacabana, entre outros. Participe e chame os amigos! Acesse http://www.avaaz.org/po/tcktcktck_map/ e veja onde acontecerá o evento mais próximo de sua casa ou de seu trabalho.




No dia 21 de setembro, todos os participantes deverão programar o alarme dos seus celulares no horário combinado e ir para o ponto de encontro minutos antes do alarme soar. Quando os alarmes soarem, todos deverão erguer seus celulares para identificar os participantes e assim formar o grupo. O grupo deverá fazer um telefonema (o número será dado) pedindo para os seus governantes irem a Copenhague e assinarem um tratado justo, ambicioso e vinculante. A idéia é fazer muito barulho, gravar vídeos e tirar fotos para a apresentação na ONU! O clip dos eventos será divulgado amplamente para a mídia e na Internet.
















Como anfitrião você só precisa selecionar o ponto de encontro (de preferência em um lugar bem localizado) e cadastrar o evento na ferramenta online. Depois, convide seus amigos a participarem.



Milhares de eventos simultâneos irão ajudar a ganhar a atenção da mídia internacional e governos do mundo todo. Os parceiros da Campanha Tic Tac Tic Tac vão colaborar. São dezenas de grupos no mundo todo, ajudando a organizar eventos para a Hora de Acordar. Vai rolar de tudo, desde mostras de filmes até danças e fotografias aéreas. O mais importante é a mobilização de pessoas, portanto, se você quer participar de um evento no dia 21 de setembro e conhece um lugar legal para a ação, faça a inscrição no link http://www.avaaz.org/po/sept21_hosts.




Qualquer pergunta, dúvida ou sugestão, é só escrever para contato@tictactictac.org.br.



A Hora de Acordar é um experimento chamado “flashmobs”. Saiba mais clicando em http://pt.wikipedia.org/wiki/Flash_mob.



A sugestão é que as mobilizações aconteçam às 12h18 do dia 21 de setembro, simbolizando dia 18 do mês 12 (o último dia da Conferência da ONU de Copenhague e prazo final para a assinatura do tratado climático). Além do mais, é horário de almoço. Mas você pode escolher um outro horário que seja melhor para todos do grupo. Milhares de eventos irão ajudar a focar a atenção global na crise climática. Seja o primeiro a inscrever um evento na sua região! http://www.avaaz.org/po/sept21_hosts

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Nós, professores servidores do Estado do Rio de Janeiro, escrevemos esta carta aberta à população do Rio de Janeiro para mostrar aquilo que realmente envolve a questão a incorporação da gratificação chamada Nova Escola e a diminuição do nosso plano de carreira.



A princípio, não foi dito o valor do salário do professor estadual, que é de apenas R$ 607,26. A população deve imaginar que recebemos alguma ajuda extra, como vale transporte, vale refeição, que qualquer empresa é obrigada a pagar a seu funcionário. Porém, não é isso o que acontece: não recebemos estes benefícios, que são direitos de todo o trabalhador, e ainda temos o desconto previdenciário de 11%, recebendo um salário líquido de aproximadamente R$ 540,00.




O Governo faz propagandas na televisão dizendo que deu laptops para todo professor, mas na verdade, estes laptops foram adquiridos pelo sistema de comodato, ou seja, estes equipamentos são emprestados pelo governo que, quando bem entender, pode pedir os mesmos de volta. Atualmente, observamos a climatização das salas de aula, onde o Governo aluga os aparelhos e ainda terá um consumo absurdo de energia elétrica, gerando consumo de energia bastante elevado.










A incorporação do Nova Escola se dará até 2015, em 7 parcelas. O governador já se considera reeleito. Existem casos de professores que receberão, no ano que vem, segundo este projeto, um aumento de R$ 2,47! Isso mesmo, talvez não dê para pagar uma passagem com o valor deste aumento em 2010. Um outro ponto é o grande número de pedidos de exoneração de professores, estima-se que seja aproximadamente 30 por dia! Não existem condições de trabalho e isso nos incomoda.




Contudo, o que mais nos deixa indignados, é a carta compromisso enviada aos nossos lares onde o mesmo governador empenha sua palavra e agora se esquece de tudo aquilo que prometeu. As promessas são:




Promessa 1- Reposição das perdas dos últimos 10 anos.
Resultado- Reajuste de 4% e mais 8% de uma perda de mais de 70%.



Promessa 2- Manutenção do atual plano de carreira e inclusão dos professores de 40h.
Resultado- Não só manteve o professor 40h de fora do plano como diminuiu as diferenças entre níveis de 12% para 7,5%.




Promessa 3- Fim da política da gratificação Nova Escola e incorporação do valor da gratificação ao piso salarial.
Resultado- Esqueceu de avisar que seria em 7 anos e sem reposição da inflação.



Promessa 4- "A secretaria de Estado de Educação do meu governo terá como titular pessoa com histórico na área de educação e vínculos com o magistério."
Resultado- A atual titular da pasta é da área de computação, burocrata sem passagem pelo magistério.




Não somos ouvidos, e ainda vemos a imprensa nos virar as costas e distorcer a situação real. Somos pais e mães de família, que fizeram um curso superior, na esperança de um futuro melhor.



Contamos com a compreensão e a colaboração da população do Estado do Rio de Janeiro.



Você pode não ser professor, seu filho e sua família podem não precisar da Educação Pública, mas a nossa sociedade só vai melhorar com Educação Pública de qualidade.




Agradecemos imensamente a atenção




Professores do Estado do Rio de Janeiro

EM VOLTA REDONDA



No Cine Teatro 9 de Abril

FUNDO DE INVESTIMENTO SOCIAL LANÇA NOVO CONCURSO

O ELAS lança o 12º Concurso de Projetos. Nesta edição, o foco é apoiar iniciativas de organizações e grupos de mulheres negras do Nordeste, promovendo os direitos humanos e a cidadania, o fortalecimento institucional, a melhoria nas condições sócio-econômicas e a implementação e o exercício de leis que as beneficiem.



Podem participar grupos, organizações e associações de mulheres negras, especialmente as de mulheres quilombolas. Os projetos deverão ter duração de 10 meses e o montante para cada projeto é de R$ 14.880,00. No total, serão doados US$ 160 mil. Para participar é preciso entregar os formulários de inscrição no ELAS até o dia 24 de outubro, impreterivelmente.




O edital do 12º Concurso e o formulário para participação devem ser acessados no site do ELAS (www.fundosocialelas.org).


O ELAS é Fundo de Investimento Social (novo nome do Fundo Angela Borba) e o único fundo brasileiro de investimento social com foco exclusivo em meninas e mulheres. A organização entende que investir nelas é o caminho mais rápido para o desenvolvimento de pessoas, comunidades, cidades, estados e, por fim, de todo o País. Isso acontece porque elas são as principais agentes de transformação da sociedade. Assim, todos os investimentos feitos em meninas, jovens e mulheres têm retorno através de expressivas mudanças sociais em diversos aspectos de suas vidas e das comunidades em que estão inseridas.




Ao longo de quase dez anos, o ELAS já apoiou 187 grupos de mulheres de todas as regiões brasileiras e doou diretamente mais de R$ 1,5 milhão. Além de apoiar financeiramente os grupos, a organização oferece treinamentos de formação e monitora as atividades para maximizar os resultados.

sábado, 19 de setembro de 2009

RUA DA MÚSICA

Em Resende, neste sábado, tem Rua da Música com o grupo Nós Nas Cordas. O melhor do choro e do samba interpretados por João Paulo (violão sete cordas), Nicholas (cavaquinho), Zeca (flauta) e Chiquinho (pandeiro). No deque da Beira Rio, a partir das 11 horas.

LÔ BORGES E MILTON NASCIMENTO

Milton Nascimento e Lô Borges vão subir ao palco do Teatro Guararapes para reviver o inesquecível Clube da Esquina. O show será uma homenagem aos 35 anos do movimento mineiro que incluía Beto Guedes, Flávio Venturini e muitos outros artistas que emplacaram carreiras de sucesso. Imperdível!



Teatro Guararapes
Centro de Convenções de Pernambuco
Complexo de Salgadinho
Olinda - PE

Sábado, dia 19
23 horas

(81) 3427-8000

MARINA IRIS E GRUPO COISA & TAL

O samba carioca apresenta ao público seu novo referencial em termos de renovação e sofisticação: Marina Iris e Grupo Coisa & Tal. O grupo representa a renovação do samba, buscando um diferencial - sem perder a essência – e vem se destacando e conquistando elogios do público nos mais diversos palcos do Rio de Janeiro.


No repertório, pérolas como “Nega Dina” (Zé Keti), “Escurinho” (Geraldo Pereira), “Formosa” (Baden Powell / Vinicius de Moraes), “Doralice” (Dorival Caymmi), “Idioma esquisito” (Nelson Sargento) e “Coração imprudente” (Paulinho da Viola / Capinan), entre outras.



Com uma cantora cheia de ginga, músicos de muita experiência e qualidade, e arranjos envolventes, o grupo é formado por Marina Iris (voz) Maurício Massunaga (bandolim e voz) Joana Saraiva (flauta e saxofone) Tomaz Miranda (cavaquinho e voz) Diogo Sili (violão de 7 cordas e voz) Chico Abreu (percussão e voz) Manuela Trindade (percussão).


Tabuleiro da Baiana
Av.Carlos Peixoto, 140
Botafogo - RJ
Sábado, dia 19
19 horas
R$ 10

(21)2295-7015