domingo, 20 de setembro de 2009

HORA DE ACORDAR!

Os eventos da Hora de Acordar são baseados no conceito de “flashmobs” – ações relâmpago divertidas onde os participantes se encontram em um local público se misturando na multidão. Subitamente o grupo começa uma ação coordenada que dura alguns minutos e se dispersa logo em seguida, aguçando a curiosidade dos que estão assistindo. Os eventos serão auto-organizados, por isso será fácil para qualquer um participar.




O Brasil já tem 197 eventos inscritos. No Rio de Janeiro, 15 ações acontecerão em locais como Cinelândia, Ipanema, Botafogo, Jardim Sulacap, Santa Teresa, Arcos da Lapa, Barra da Tijuca e Praia de Copacabana, entre outros. Participe e chame os amigos! Acesse http://www.avaaz.org/po/tcktcktck_map/ e veja onde acontecerá o evento mais próximo de sua casa ou de seu trabalho.




No dia 21 de setembro, todos os participantes deverão programar o alarme dos seus celulares no horário combinado e ir para o ponto de encontro minutos antes do alarme soar. Quando os alarmes soarem, todos deverão erguer seus celulares para identificar os participantes e assim formar o grupo. O grupo deverá fazer um telefonema (o número será dado) pedindo para os seus governantes irem a Copenhague e assinarem um tratado justo, ambicioso e vinculante. A idéia é fazer muito barulho, gravar vídeos e tirar fotos para a apresentação na ONU! O clip dos eventos será divulgado amplamente para a mídia e na Internet.
















Como anfitrião você só precisa selecionar o ponto de encontro (de preferência em um lugar bem localizado) e cadastrar o evento na ferramenta online. Depois, convide seus amigos a participarem.



Milhares de eventos simultâneos irão ajudar a ganhar a atenção da mídia internacional e governos do mundo todo. Os parceiros da Campanha Tic Tac Tic Tac vão colaborar. São dezenas de grupos no mundo todo, ajudando a organizar eventos para a Hora de Acordar. Vai rolar de tudo, desde mostras de filmes até danças e fotografias aéreas. O mais importante é a mobilização de pessoas, portanto, se você quer participar de um evento no dia 21 de setembro e conhece um lugar legal para a ação, faça a inscrição no link http://www.avaaz.org/po/sept21_hosts.




Qualquer pergunta, dúvida ou sugestão, é só escrever para contato@tictactictac.org.br.



A Hora de Acordar é um experimento chamado “flashmobs”. Saiba mais clicando em http://pt.wikipedia.org/wiki/Flash_mob.



A sugestão é que as mobilizações aconteçam às 12h18 do dia 21 de setembro, simbolizando dia 18 do mês 12 (o último dia da Conferência da ONU de Copenhague e prazo final para a assinatura do tratado climático). Além do mais, é horário de almoço. Mas você pode escolher um outro horário que seja melhor para todos do grupo. Milhares de eventos irão ajudar a focar a atenção global na crise climática. Seja o primeiro a inscrever um evento na sua região! http://www.avaaz.org/po/sept21_hosts

Nenhum comentário: