terça-feira, 29 de setembro de 2009

208 ANOS. FELIZ NIVER!!!

Resende está fazendo 208 anos hoje! Como na letra de Ana Carolina, “vim parar nessa cidade por força das circunstâncias”...rs. E lá se vão 21 anos...Resende está no meu coração. Adoro esse lugar. É aqui que eu moro e trabalho. Você não conhece Resende? Então, vou falar um pouquinho sobre a cidade. E não esqueça de clicar nas fotos para poder curtir o visual, ok? rs...(principalmente na última foto, obra de meu querido amigo Rudy Trindade)





Retão de Resende



Resende fica no sul do Estado do Rio de Janeiro, mais precisamente na região do Vale do Paraíba Fluminense, e faz divisa com os estados de São Paulo e Minas Gerais. Com mais de 120 mil habitantes, a cidade é conhecida internacionalmente por abrigar a Fábrica de Combustível Nuclear, responsável pelo enriquecimento de urânio no Brasil (INB - Indústrias Nucleares do Brasil), sendo a única do país. Resende também abriga várias indústrias, como Clariant, Pernod Ricard, Grupo Votorantim, Furnas Centrais Elétricas, Novartis, entre outras. E a Volkswagen, maior fábrica de caminhões e ônibus do Brasil.






Ponte Velha




A cidade de Resende também é um importante pólo turistico, e alguns dos destinos mais procurados são Visconde de Mauá, Parque Nacional Itatiaia, Engenheiro Passos, AMAN e o limítrofe Penedo.







Outra ponte...




E por falar nisso, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) é a única na formação de oficiais combatentes do Exército no país. Com uma área total de 67 km², é a segunda maior Academia Militar do mundo. E fica aqui, em Resende.




Ruas tranquilas...




A sede da TV Rio Sul, emissora afiliada à Rede Globo, no sul do estado do Rio de Janeiro, também está aqui. E foi da TV Rio Sul que saíram Tereza Garcia (Jornal Hoje), Telmo Valente (Globo São Paulo), Flávia Januzzi (Globo Rio), Vandrey Pereira (Globo Rio), Cristina Maia (SPTV Campinas), Cristiane Paracat (Record), Renata do Carmo e tantos outros espetáculos de jornalistas.








As águas do Paraíba...





O PIB de Resende é o segundo maior da região Sul Fluminense, e está entre os dez maiores do estado. Com seu alto PIB per capita, longa expectativa de vida e alto nível de infraestrutura, Resende é apontada como a terceira melhor cidade fluminense, segundo o Índice FIRJAN de Desenvolvimento.




O clima de Resende é tropical de altitude, com temperatura média anual de 19°C. No inverno, a mínima pode chegar a 5°C. É um frio do caramba! rsrs... Mas, a máxima de 42°C, em janeiro, compensa....rs. E no período de novembro a março, dá-lhe chuva!!! rs...







O antigo Supermercado dos Produtores...




Temos universidades como UERJ, Estácio e Dom Bosco, além de vários cursos à distância das melhores universidades públicas do país. E 38 unidades de ensino municipais, 17 estaduais, sete particulares e 13 creches municipais.









A Praça do Trenzinho....




Festivais, como o do Pinhão e do Teatro, agitam a cidade. A Rua da Música, todo sábado, revela o melhor do chorinho e da MPB da cidade e da região. E ninguém paga nada para ouvir música de qualidade nas manhãs de sábado, ao ar livre. Uma delícia...




Vista panorâmica...




Resende é uma cidade deliciosa para viver. E linda. E não para de crescer. Mas, nem por isso perde o charme, a beleza natural, a tranquilidade. De minha janela, posso avistar a serra em sua plenitude. De minha janela, posso ouvir os pássaros cantando. E as cigarras. É lindo, é mágico.




Foto de Rudy Trindade
Linda, mesmo em dias nublados...





Foi aqui que eu conheci minha grande amiga, Mary Dutra. Exatamente durante um aniversário da cidade, há dez anos. Mas só vamos comemorar na semana que vem. É que o grande “culpado” pelo nosso encontro está em semana de provas, não é Vinícius Lima? Mas isso é assunto para outro texto....



2 comentários:

Unknown disse...

Oi Nice!

O melhor lugar do mundo é onde a gente é feliz!

Parabéns para Resende!

Bjocas

NICE PINHEIRO disse...

É sim Regina. Por isso, para mim, o melhor lugar do mundo é aqui...E agora...rsrsrs...Obrigada pela felicitação!
bjs amiga