terça-feira, 7 de julho de 2009

EMPRESAS RECOLHEM BATERIAS E ÓLEO DE COZINHA PARA RECICLAR...

Que destino você dá ao óleo de cozinha usado e às baterias gastas? Joga o óleo na pia da cozinha? E as baterias? Joga no lixo? Então você faz tudo errado! Saiba que eles podem ser reciclados e que, se descartados de maneira inadequada, como nos exemplos acima, podem trazer muito prejuízo ao meio-ambiente e à saúde.




As pilhas e baterias de celulares, câmeras digitais, controle remoto, relógios, etc, contém materiais que contaminam o solo e os lençóis freáticos deixando-os impróprios para utilização, podendo provocar problemas à saúde, como danos para os rins, fígado e pulmões. São eles: cádmio, mercúrio, níquel, chumbo, etc.



E você sabia que apenas 1 litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de um milhão de litros de água ou o que uma pessoa consome em 14 anos de vida? E ainda provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos próximos, contribuindo para a ocorrência de enchentes.



As agências do Banco Real e as lojas do Pão de Açúcar (EXTRA) estão com programa de reciclagem. Pilhas e baterias usadas podem ser levadas a qualquer agência do Banco Real e depositadas no Papa-pilhas. E as lojas do Pão de Açúcar (do EXTRA também), que já reciclam outros tipos de lixo, como papel, vidro, plástico e metal, também estão na campanha de reciclagem do óleo de cozinha.




Armazene o óleo frio em uma garrafa plástica daquelas de 2 litros, se possível transparente. Tampe bem a garrafa e deposite no coletor de lixo de cor marrom da loja Pão de Açúcar (e EXTRA), indicado para esta finalidade. Todo óleo de cozinha coletado é encaminhado pela cooperativa às empresas recicladoras e utilizado como matéria-prima para a produção de biocombustível. Independente disso, pare imediatamente de jogar óleo pelo esgoto. Armazene em garrafas e jogue no lixo reciclável, e não nos rios!



E, não esqueça! Pilhas e baterias no papa-pilhas do Banco Real! Contribua! É assim que ajudamos o planeta!



Informações de Cristina Reis

2 comentários:

Rudy Trindade disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
gustavocarmo disse...

E ajudamos também a enriquecer as grandes empresas, já que elas querem tudo de graça.