domingo, 8 de fevereiro de 2009

TROCA DE GELADEIRAS PARA ECONOMIZAR LUZ, GERAR EMPREGOS E REDUZIR DANOS AO MEIO AMBIENTE....

As geladeiras feitas antes de 2001 usam o gás CFC que destrói a camada de ozônio. Por isso, o governo pretende facilitar a troca de todas elas. O programa de troca de geladeiras traz ganhos ambiental, energético, social e emprego. E também prevê uma redução de R$ 100 por ano nas contas de luz, já que haverá economia de energia com o uso das novas geladeiras, além das oportunidades de emprego que abrirão com o estímulo à produção de novos refrigeradores.







O governo destinará o Fundo de Eficiência Energética 0,5% da conta de luz destinado a programas e projetos na área de energia - para financiar essas geladeiras. Outras medidas são baratear os juros para compra de novas geladeiras e facilitar o crédito para aquisição de novos refrigeradores, com financiamento da Caixa e do Banco do Brasil. Segundo o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a idéia é reduzir para 1% a taxa de juros para aquisição de novas geladeiras contra os 6% de hoje. Ele também afirmou que dentro de um mês será feito o estudo sobre o custo para o programa.







Estão sendo trocadas 20 a 30 mil geladeiras por ano com os recursos do fundo, mas a idéia é passar para 150 mil. Segundo Minc, os ministros ainda avaliam como será feito o subsídio para que o brasileiro não venda a geladeira velha para outro consumidor, mais pobre, além do financiamento do processo de reciclagem das antigas, que consiste em retirar o gás CFC com aparelhos específicos, sem destruir a camada de ozônio. Depois, o eletrodoméstico vira sucata de aço, usada pelas siderúrgicas. A previsão do ministro Carlos Minc é que o programa esteja fechado dentro de um mês.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante esta matéria que você postou Nice !
Está de parabéns pelo blog, passo aqui sempre pra pegar umas dicas com você !
Beijinhos

NICE PINHEIRO disse...

Obrigada pelo elogio e pelo carinho Mari.
bjs
Nice Pinheiro