E o metrô do Rio de Janeiro chegará à Barra da Tijuca. O novo trajeto da Linha 1 do metrô será estendida até a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, partindo de Ipanema, na Zona Sul. No projeto anterior, a ligação da linha até o bairro da Zona Oeste começava de Botafogo, também na Zona Sul.
A Linha 1 será estendida em 13,5 km. O tempo de viagem da Barra da Tijuca até o Centro será de aproximadamente 34 minutos. O preço da passagem será de R$ 2,60. A expectativa é de que sejam atendidas 230 mil pessoas por dia – no projeto anterior, este número era de 120 mil.
No trajeto estendido da Linha 1 serão construídas seis novas estações (Nossa Senhora da Paz, Gávea, Leblon, São Conrado, Jardim de Alah e Jardim Oceânico). A distância entre elas será de 2,25 quilômetros.
A construção do novo traçado será iniciada na Barra. O responsável pelas obras deverá ser o consórcio Rio Barra, que venceu a licitação para o projeto original, em 1998. O consórcio será responsável pela extensão da linha até a estação Gávea. De lá até a estação General Osório, em Ipanema, haverá licitação. Os trabalhos deverão estar concluídos até a Copa de 2014.
A apresentação do novo traçado foi nesta manhã, em evento no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Na ocasião, Sergio Cabral informou que as obras da estação General Osório deverão ser concluídas até o final do ano.
O custo total das obras deverá chegar a R$ 2,8 bilhões. Eduardo Paes informou que vai encaminhar à Câmara de Vereadores do município um projeto de Lei para a recuperação do potencial construtivo de terrenos que sobraram da construção das estações e túneis ao longo de todo o sistema do metrô, muitas delas de alto potencial imobiliário. O governo do Estado se comprometeu a utilizar os valores arrecadados com a venda destes terrenos na extensão da Linha 1 até a Barra da Tijuca.
http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL998768-5606,00-GOVERNO+MUDA+TRAJETO+DO+METRO+QUE+LIGA+A+ZONA+SUL+A+BARRA+DA+TIJUCA.html
Pois é....
2 comentários:
Ou o Prefeito aproveita todo o Potencial q era dos Bondes e do Metrô dos Terrenos desapropriados onde o Lucro dos Bondes eram proviniente da Especulação Imobiliária nos Laudêmios sem precisar alocar verbas nem do Govêrno Estadual nem Municipal, tão menos Federal se reativasse tudo q era da Light os seus Terrenos, bem como incorporar tbém com o do Metrô...só q esqueceram com o tempo e com a nossa História.
as Imobiliárias agradessem o esquecimento....
Como eu "disse" ao final do post: pois é...
Abraços e obrigada pela participação
Nice Pinheiro
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