segunda-feira, 3 de março de 2008

ATENÇÃO EMPRESÁRIOS DA GASTRONOMIA!!!

por Nice Pinheiro
Hora do almoço + falta de tempo = Fast Food!
No meu caso, algo mais rápido ainda. Um salgado.
Escolhi um kibe, comi e voltei correndo para o trabalho.
Durante o caminho fiquei lembrando do gosto do suco de limão no kibe e lembrei do verdadeiro kibe árabe. Que saudades!
Em Resende não há Restaurante Árabe.
Atenção empresários do ramo da gastronomia!


Como apreciadora da culinária árabe sinto falta do verdadeiro Kibe (assado, frito ou cru), da Esfilha de verdade, de Arroz com Lentilha e do Arroz Marroquino, da Kafta Assada, do Charutinho de Repolho – apesar de preferir o de Folha de Uva. O Homus de verdade, o Babaganuche (a boca encheu d’água), Mhamnara (pasta de pimentão vermelho), o Pão Sírio autêntico e não o que encontramos em supermercados ou padarias. Aff!
Vamos combinar que a cozinha árabe é altamente nutritiva. Seus pratos são preparados com ervas, especiarias, nozes, grãos e azeite extra-virgem, entre outras delícias saudáveis e que ajudam até mesmo a combater os radicais livres.


A região foi o berço da civilização e das primeiras tradições culinárias. No Iraque, os homens passaram a cultivar trigo, cevada, pistache, nozes, romãs e figos e criaram o pão chato e redondo. No Líbano surgiu o hábito de cobrir o pão com carne e cebola, nascia a esfiha. Do Irã vieram os ingredientes mais complexos como arroz, pato, amêndoas e frutos frescos, e muitas especiarias: cominho, cardamomo, coentro, feno-grego, cúrcuma e gengibre. O peixe é abundante no litoral do Oriente Médio, temperado com uma rica seleção de especiarias e molhos e regado a azeites de oliva. Com o fim das invasões, as diversas culinárias mesclaram-se em uma cozinha que cultivou um verdadeiro respeito por suas tradições.

Além de tudo, esta é uma cozinha com preço bem acessível. Mais que a cozinha Japonesa e mais ainda que a Francesa (carésima!). Pois é.
O fato é que vou continuar na vontade até poder ir para a Cidade Maravilhosa ou para Sampa e poder me deleitar saboreando meus quitutes árabes preferidos.


Ah, e a culinária Espanhola? Que delícia!
E a Chinesa?
Bem, vou parando por aqui por motivos óbvios.
Amanhã poderei almoçar. Vou me contentar com um peito de frango grelhado, acompanhado de purê de batatas e muita salada. E agora vou trabalhar, porque o tempo que fiquei digitando este texto dava pra eu comer mais uns dois kibes, mesmo não sendo autênticos!

Mas fica registrado meu protesto.
Que venham Restaurantes Árabes, Chineses e Espanhóis para Resende!

Nenhum comentário: