sábado, 1 de março de 2008

A EUROPA CONHECE, E VOCÊ?

por Nice Pinheiro
Ele é músico, compositor, mora em São Paulo e seu trabalho é conhecido e aplaudido, principalmente na Europa. Wilson Gomes busca a superação diariamente e seu sucesso é resultado do desenvolvimento de trabalhos originais para violão, que transcendem o método serial de doze cordas criado por Schônberg, Berg e Webern. Patrocinado pela Tradutora Bureau Translations, uma empresa de traduções global e inovadora, Wilson já lançou vários álbuns, todos com diferenças perceptíveis entre si em termos de cor, harmonia e intervalos. Sua música é um reflexo de sua consciência da riqueza de cores contida nos sons, aprimorada por oscilações rítmicas, melódicas e harmônicas.














Wilson enxerga sua música como uma forma de expressão que pode ou não gerar transformação no ouvinte.




“Estes trabalhos são a minha visão do mundo dos sons, uma reinterpretação do mundo tonal, uma dispersão da linguagem tonal. Evitar a tonalidade não é invenção minha; é parte da evolução ou involução da minha maneira de ver, ouvir, pensar e me expressar por meio da música. Esta linguagem desperta em mim uma sensação de imensa liberdade. Acredito que a música que faço seja um reflexo de meus sentimentos,até porque tento e procuro transformar tudo que sinto em sons”, diz Wilson.




Ouvindo o trabalho deste músico e compositor, podemos perceber algumas características, como, por exemplo, o uso constante de intervalos disjuntos, harmonias coloridas, pausas longas e uma duração incomum das pausas. Os intervalos desconexos são utilizados para diluir qualquer relação tonal que possa ocorrer ao longo do discurso musical (os intervalos conjuntos nos levam muito facilmente ao estabelecimento de uma forte relação tonal). Não há repetição de acordes, em qualquer sentido. Ao tocar sons diferentes ao mesmo tempo, o resultado é um terceiro som. A ausência de harmonia funcional, a aplicação de contrapontos, controlados pelos intervalos e a sensação de melodia e harmonia se juntando para criar um objeto sonoro que é criado pela imaginação de Wilson, tornam seu trabalho singular e extremamente prazeroso de ouvir.

Impossível não se deleitar ouvindo Wilson Gomes. Para entender um pouco mais do que estou falando aqui, vejam e ouçam seus vídeos no Youtube. Simplesmente fantásticos!





Quer conhecer um pouco mais do trabalho deste espetáculo de músico e compositor?


Tonal Album


Twelve-Note Albums





Videos



Um comentário:

Anônimo disse...

Tive o prazerde conhecer Wilson pessoalmente. Posso dizer, por nosso contato, que é um ser humano talentoso em todos os aspectos, principalmente o espiritual, com sua alegria e energia contagiantes.