quinta-feira, 13 de março de 2008

HOAX? TÔ FORA!

Um HOAX, “pulha” ou “Lenda Urbana”, é uma mensagem falsa divulgada via internet. Basicamente, a intenção de um HOAX é capturar endereços de email. Tais endereços são vendidos para spammers, que tratam de encher a caixa com vírus, esperando conseguir suas informações pessoais, como senhas, endereço, números de cartões de crédito, de documentos, entre outros.

O HOAX em si não costuma trazer um código malicioso, um vírus. Ele simplesmente serve para coletar o maior numero possível de endereços de email, e aí sim, passar a disparar arquivos perigosos para os nossos computadores.



Imaginemos um email sobre uma pobre menina doente, que é enviado para uma pessoa.Essa pessoa, um estudante, envia pra sua lista de 35 pessoas. Essas 35, a maioria estudantes, mas também pais, tios, e outros profissionais, enviam para mais 20 pessoas cada. Nessa 3ª etapa, já temos estudantes, e muitos emails profissionais.Cada uma dessas pessoas re-envia pra mais 30 pessoas. Até aí, já temos mais de 21.000 endereços de email. Desde estudantes de ensino médio até gerentes de RH, de Marketing, funcionários de banco, policiais, consultores, enfim. Cria-se então uma lista que QUALQUER pirata virtual adoraria colocar a mão!


É praticamente impossível, hoje, encontrar internautas que nunca foram vítimas de um HOAX. Desde a Nokia, que “dava celulares de graça”, passando pelas cestas de natal enviadas pela Nestlé para quem enviasse o email para 15 pessoas, até aMicrosoft cancelar os endereços de Hotmail de quem não enviasse mensagem para 15 pessoas.




COMO IDENTIFICAR UM HOAX?


Existe algumas características próprias de um HOAX. Se você encontrar duas ou mais dessas em um mesmo email, é melhor pensar duas vezes antes de encaminhar:


- Promessa de brindes de grandes empresas, através de divulgação de email.


- Pedido para que o usuário NÃO ABRA determinado email;


- a clássica frase “Envie isso para quantas pessoas você puder”;


- palavras difíceis, dando a falsa impressão de confiabilidade (lembram-sedo caso do desenho Pokemón que causava problemas em crianças? Ele citava a“síndrome de CZEEGEL”, e a “Piscagem Randômica constituindo foco repetitivo”);


- denúncias caluniosas contra empresas mundialmente (ou nem tão “mundial” assim) famosas;


- a citação de nomes de “autoridades” que entendem do assunto do email; (Lembrei agora de um caso engraçadíssimo, o qual tive a oportunidade de ajudar a resolver: o clássico email com a música RAGATANGA, que citava o padre Quevedo como criador da teoria de que tal música, do grupo Rouge,seria um hino satânico);


- mensagens que falam que uma empresa qualquer vai dar dinheiro para cada email enviado;


- muitas frases no imperativo, e o uso constante de frases/palavras em MAIÚSCULAS;


- mensagens que falam em riscos de morte, principalmente por causa de algum agente químico;


- mensagens que citam pessoas, mas não citam seus nomes. Tratam-nas apenas como “um motorista”, “alunos”, “um jovem playboy”...;


- citam datas, mas não de forma precisa (“Aconteceu em Novembro”). Falam de hospitais, sem nunca dizer o nome exato do hospital, ou a data de atendimento, ou o nome do médico que atende, enfim;


- mensagens que trazem fotos ou arquivos anexados.




OUTRAS MANEIRAS DE IDENTIFICAR UM HOAX

Aqui vai uma dica simples, mas a maneira mais efetiva de identificar uma farsa de internet. Apesar da comoção/indignação/felicidade que certos emails podem causar, sugiro que, antes de encaminhá-los, todos façamos um procedimento simples. Peguem uma frase qualquer do email, uma mera seqüência de 4 palavras, e a digitem, entre aspas, na barra de buscas do Google.


Vão aparecer inúmeras respostas para a sua busca.


1. Se a maioria das páginas tiver exatamente o mesmo texto que vocêrecebeu por email, acredite, é HOAX.


2. Se a maioria das páginas da resposta são sites pessoais, os populares Blogs (wordpress, blog.uol, zip.net, blogger, multiply, blig, blogspot...) , é HOAX


3. Se a maioria das páginas de resposta são Grupos de email (googlegroups,Yahoo grupos, grupos.com.br. ..), é HOAX


4. Se, em diferentes sites, você encontrar diferentes versões da mesma história, É HOAX


5. Se nenhuma ocorrência for em alguma página especializada em notícias, como sites de TVs, rádios, portais de notícias de internet, É HOAX.


Seguindo essas orientações, é bastante provável que você deixe de ajudar os spammers e piratas virtuais ao redor do mundo.Eu até concordo que o conteúdo de algumas mensagens não faz mal nenhum aninguém. É o caso do célebre hoax que diz que a música “gostava tanto devocê” não foi escrita para a namorada, mas para a filha do seu compositor(detalhe... quando compôs a música, no final dos anos 50, Edson Trindade tinha pouco mais de 17 anos... bastante pouco provável que tivesse uma filha naquele momento). É bastante carregado de emoção, e não haveria nenhum problema real em repassá-lo a centenas de pessoas. O problema, porém, de enviar esse tipo de email, é o fato de adicionar endereços de email de amigos, parentes, companheiros profissionais ou mesmo desconhecidos, e deixar que pessoas de má intenção se aproveitem destes emails para cometerem crimes virtuais.



Enviado por Juliano Garcia

Nenhum comentário: