sexta-feira, 14 de março de 2008

DIA DO CONSUMIDOR EM RESENDE!

O Procon de Resende fará na manhã desta sábado, dia 15, no Calçadão de Campos Elíseos, uma campanha para comemorar o Dia Internacional do Consumidor com a distribuição de folhetos explicativos. No informativo, o Procon vai explicar os direitos do consumidor e como reclamar de um serviço (ou produto), além de enfocar como a entidade age para proteger o cidadão.
De acordo com o diretor do Procon de Resende, Mauro Hermógenes, a instituição recebe em média 50 reclamações diárias, o que dá em torno de 1000 queixas por mês. As operadoras de telefonias móveis são as campeãs de reclamações, o que significa 20% do bolo de registros. “Ou seja, das 50 reclamações diárias, 10 são das telefonias moveis”, diz Mauro Hermógenes.
O Procon de Resende, no entanto, vem registrando uma queda de serviços que antes ocupavam o topo da lista de reclamações como, por exemplo, as operadoras de telefone fixo, cartões de crédito e instituições financeiras. “As empresas estão dando uma maior atenção para os seus clientes”, afirma.
História

Muitos devem se perguntar por que o dia 15 de Março é lembrado, internacionalmente, como uma data dedicada ao Consumidor. Acontece que neste dia, em 1962, o então presidente dos Estados Unidos, John Fitzgerald Kennedy, declarou os quatro direitos fundamentais do consumidor, em discurso ao congresso americano.
No Brasil, a proteção aos direitos do consumidor ganhou força com a Constituição Federal de 1988, que citou explicitamente a questão. O grande passo, entretanto, aconteceu há 15 anos, com a sanção do Código de Defesa do Consumidor - considerado um dos mais completos e modernos do mundo e que faz 15 anos em 2008.


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