segunda-feira, 4 de maio de 2009

PENSAR NA IDADE DESESTABILIZA A MEMÓRIA...

Essa coisa de se achar velho traz mais prejuízos ao corpo e a mente do que possa imaginar nossa vã filosofia. É que um estudo, publicado no periódico "Experimental Aging Research", revelou que pessoas que acreditam que a perda de memória acompanha o envelhecimento podem estar minando seu próprio desempenho.



Pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte, comandados por Thomas M. Hess, descobriram que após receber dicas de que a idade poderia afetar os resultados, voluntários idosos obtiveram resultados piores ao realizar uma série de testes cognitivos.



Os participantes, aproximadamente 100 adultos divididos em duas faixas etárias (de 60 a 70 e de 71 a 82), teriam que realizar várias tarefas envolvendo aritmética e memorização. Os pesquisadores sugeriram para alguns a idéia de que a idade poderia afetar o desempenho, e disseram que os testes seriam utilizados para examinar os efeitos da idade na memória. E pediram que os voluntários anotassem a idade antes de iniciar o teste. O resultado? O pessoal do grupo sugestionado, especialmente os de idade entre 60 e 70 anos, foi pior quando comparados ao outro grupo.




A explicação? De acordo com os pesquisadores, ao se acostumar à idéia de ser um “idoso”, a pessoa fica mais suscetível a sugestões de deficiência cognitiva da nova faixa etária. Então, nada de dizer que é velho. Como diz um grande amigo, velho é trapo! rsrsrs...

Fonte: The New York Times

Nenhum comentário: