terça-feira, 26 de maio de 2009

OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA DISCUTE A QUALIDADE DOS CURSOS DE JORNALISMO...

A profissão de jornalista está na pauta do Observatório da Imprensa desta terça, 26 de maio, às 22h40. O programa visita três instituições de ensino de jornalismo: a ECA-USP, a PUC de Porto Alegre e a Universidade Federal de Pernambuco.




No estúdio, a discussão de questões referentes à qualidade dos cursos existentes e dos futuros profissionais que são formados por eles. O programa também debaterá o equilíbrio entre a prática e a teoria e entre a capacidade intelectual e humanística do jornalista. E também analisa se este deve ser um técnico capaz de manusear as diversas ferramentas exigidas pela profissão.



Enquanto o Supremo Tribunal Federal julga a obrigatoriedade do diploma da categoria, o Ministério da Educação criou uma comissão para rever o funcionamento dos cursos de jornalismo no País.




A Secretaria de Educação Superior do MEC afirmou que o ministério trabalha com a ideia de manter o jornalismo como curso de graduação. Entre os membros da comissão, porém, há quem defenda que o jornalismo vire uma especialização, com duração de um a dois anos, oferecida a diplomados de qualquer outra área do ensino superior.




Participam do debate a professora de jornalismo Ana Arruda Callado, direto do Rio de Janeiro, e de São Paulo, o jornalista Caio Túlio.




Editor-chefe e apresentador Alberto Dines.
Realização TV Brasil.




Informações de Arthur Willian

Nenhum comentário: