segunda-feira, 31 de março de 2008

EM RESENDE JÁ É LEI!

Agora é Lei!

Está proibido o lançamento de óleo de cozinha em ralos, bueiros, rios, lagos e lagoas por indústrias, estabelecimentos comerciais e de serviços. O produto deverá ser guardado em recipiente fechado e encaminhado a pontos de entrega de materiais recicláveis - os ecopontos - ou a serviços de coleta seletiva de reciclagem. Entre as punições previstas para o descumprimento da lei está a advertência, a multa de até R$ 50 mil e a interdição e fechamento do estabelecimento. Ufa! Até que enfim!
O Projeto de Lei que estabelece o Programa Municipal de Coleta, Tratamento e Reciclagem de Óleos, obriga indústrias e estabelecimentos comerciais a fazerem o descarte adequado de óleos, gorduras, combustíveis e lubrificantes. A norma prevê, ainda, o incentivo à reciclagem de óleo, bem como a promoção de campanhas educativas sobre o tema. Esta medida pretende reduzir os danos ao meio ambiente e o reaproveitar o produto na fabricação de biodiesel.
No caso das residências não haverá punição. A idéia é fazer com que a população compreenda a importância do descarte correto do produto e tome conhecimento de como isso pode ser feito.





A iniciativa irá contribuir para o sucesso do Projeto Viva Óleo, desenvolvido pela empresa Ecoleta, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Por meio do Viva Óleo, 28 escolas municipais serão transformadas em ecopontos – nos moldes do estabelecido pela lei recém-aprovada. Assim, o óleo levado pelos alunos para as escolas será recolhido pela empresa, sendo que, cada cinco litros do produto recebido pela Ecoleta será revertido em bônus para a unidade de ensino. Esses pontos, por sua vez, poderão ser trocados por materiais esportivos, livros, câmeras digitais, computadores etc.

O empresariado local também poderá participar do Viva Óleo repassando os bônus ganhos para a instituição de ensino apadrinhada. Vale lembrar que todo o óleo saturado recolhido pela Ecoleta será transformado em biodiesel. É uma lei completa, que trará benefícios não só para o meio ambiente, mas para a população resendense, para as escolas municipais e para a economia da nossa região.

Normalmente, o óleo vai parar na rede pluvial, pois é jogado em pias ou tanques, prejudicando a qualidade da água e matando animais e vegetais aquáticos. O óleo pode causar prejuízos irreversíveis ao meio ambiente, principalmente aos rios. Segundo dados relevados pela ONG Vale Verde, 1 litro de restos de fritura jogados nos mananciais tem capacidade para contaminar 1 milhão de litros de água - volume de água suficiente para o consumo de uma pessoa por 14 anos.


Com a reciclagem, o óleo usado torna-se matéria-prima usado na produção de biodiesel, sabões, sabonetes, entre outros. Além de proteger o meio ambiente, o projeto visa gerar mais empregos para Resende, já que a implantação do programa de reciclagem de óleo também prevê o incentivo a cooperativas, associações e pequenas empresas da área de coleta e reciclagem. É, portanto, um projeto de cunho social, econômico e ambiental.


Então, mãos à obra e óleo usado nas garrafas pet, vidros- o que for- menos nos ralos, pias e bueiros, ok?
Consciência galera!
Olha o meio-ambiente aí gente!

Nenhum comentário: