domingo, 30 de março de 2008

EU E BEETHOVEN...BEETHOVEN E EU....rs

por Nice Pinheiro
Era uma casa grande e um enorme quintal com várias árvores frutíferas e balanços de pneus em alguns galhos. Os netos ali brincavam e se lambuzavam com mangas, amoras e goiabas. No fundo do terreno, muitas bananeiras. O lugar mais temido pelas crianças. Entre elas, eu e Miriam, minha irmã mais velha.



Eu e minha irmã adorávamos quando mamãe falava: meninas, tratem de se arrumar porque vocês vão passar uns dias na casa da vovó! Minha vó Zélia, com sua paciência, seu sorriso tranquilo e seus belos olhos verdes, preparava os pãezinhos de minuto, os bolos, a comida com gosto de comida de vó. Meu vô Jaime chegava sempre com algumas guloseimas e tinha um vozeirão que nos deixava meio ressabiadas. Ele detestava correria dentro de casa e eu vivia correndo pra lá e pra cá.


Realmente eu era uma criança “encapetada”. Era cheia de vida, cheia de energia, ávida por explorar cada pedacinho daquele quintal e descobrir formigueiros, minhocas, borboletas, subir em árvores e apreciar a vida sentada em um dos tantos galhos das mangueiras ou goiabeiras, enquanto me fartava com o doce das frutas ou me balançava nos pneus deixando meus pensamentos voarem comigo. Mas o que mais me encantava estava na sala: o piano de minha tia Célia, na época, ainda estudante de música clássica. Ficava hipnotizada pelo som do piano. Minha tia estudava durante horas e muitas de minhas “viagens” no alto dos galhos ou nos balanços eram embaladas ao som de Beethoven, Bach e Choppin. E a 5ª. Sinfonia de Beethoven marcou minha infância.




À noite, para eu e minha irmã dormirmos, minha tia e meus tios Paulo e Raul "tocavam um terror” na gente. Quando estávamos com a adrenalina em alta minha tia sabia como ninguém mostrar o caminho da cama: sentava ao piano e tocava a 5ª. Sinfonia de Beethoven, opus 67, enquanto meus tios pronunciavam palavras aterrorizantes entre os primeiros acordes, com um som tenebroso em suas vozes.


Tam, tam,tam, tam...(minha tia ao piano)
- Era meia-noite...(meus tios)
Tam,tam,tam,tam...
-Debaixo da bananeira...
Tam,tam,tam,tam...
-Apareceu a cantareira...
uahahahahahaha.....(em som cavernoso)

Eu e minha irmã ficávamos apavoradas e traçávamos uma reta para o quarto. Nos escondíamos sob os lençóis, tremendo de medo da tal da Cantareira. Bem, só para esclarecer: a Cantareira era uma velha que rondava os quintais para roubar criancinhas que não queriam dormir...
Minha vó não gostava daquela brincadeira, sempre vinha nos acalmar e nos dar carinho para que não tivéssemos pesadelos. Meu avô se divertia com aquela encenação dos filhos e ficava, de fato, penalizado com o pavor das netas. Mas ele era durão e não podia demonstrar os sentimentos. Coisas de avô daquela época. 





E vocês devem estar se perguntando: por que raios esta mulher resolveu falar da infância? Eu explico: estou ouvindo a 5ª. Sinfonia de Beethoven, esta obra divina. Este texto surgiu a partir do primeiro acorde: tam,tam,tam,tam! e viajei no tempo...para a casa de minha vó. Revi meus avós, meus tios e, é claro, minha tia ao piano. E eu e Miriam apavoradas...Senti o cheiro do pão de minuto saindo forno. Senti o gosto da manga, da amora...O cheiro de terra.

Ah, o poder da música sobre mim. E, particularmente, de Beethoven. E esta 5ª. Sinfonia, que sintetiza toda a obra deste compositor tão sofrido e magnífico, tem o poder de me transportar à fase mais linda de minha vida; minha infância. E me pego pensando. Que bom que minha infância foi vivida ao som de um piano e na sala da casa de meus avós. Que bom que a trilha sonora da minha infância tem Bach, Choppin, Beethoven, Vivaldi...Que privilegiada eu fui e sou. E pensar que a trilha sonora da infância de muita gente é Sergio Malandro, Xuxa e cia...

Grande Beethoven! Minha tia? Após vários concertos e uma vida dedicada à música ainda tansmite seus conhecimentos à várias gerações. É professora de piano no Conservatório Nacional de Música do Rio de Janeiro, mesmo depois de aposentada. Até hoje, quando vou visitá-la, senta-se ao piano e executa brilhantemente...Tam, tam, tam, tam....

Nenhum comentário: