quinta-feira, 6 de março de 2008

ATENÇÃO MULHERES DE RESENDE!

O Dia Internacional da Mulher será comemorado com vários eventos no Calçadão de Campos Elíseos, em Resende.
Na sexta-feira, dia 7, às 9 horas, tem a abertura da VI Feira da Economia Solidária e às 17 horas, a Banda da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) faz apresentação especial.
No sábado, dia 8, todos poderão conferir e adquirir trabalhos confeccionados pelas artesãs da região, na VI Feira da Economia Soilária. As mulheres receberão rosas e folhetos informativos sobre os serviços oferecidos pelo Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM) e assistirão ao show de Denise de Leon, às 11 horas. Um debate sobre o tema “Generalizando”, coordenado pelo Programa Oficina de Idéias, encerra as atividades em homenagem à mulher.
TUDO COMEÇOU ASSIM....
A história do Dia Internacional da Mulher começa em 8 de março de 1857, quando operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque , fizeram uma grande greve. Elas ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, como a redução na carga diária de 16 para 10 horas, equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem para executar a mesma função) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com violência. As mulheres foram trancadas na fábrica e um incêndio foi provocado, matando cerca de 130 tecelãs. Cinqüenta e três anos depois, em 1910, a data foi oficializada como o "Dia Internacional da Mulher".


fonte: ACOM

Nenhum comentário: