domingo, 1 de maio de 2011

PILATES JÁ!

O ambiente é tranquilo, a música rola num volume agradável, os exercícios são muito variados, suaves, eficazes e com poucas repetições. É o Pilates, método que fortalece os músculos, as articulações, e que melhora muito a flexibilidade do corpo, entre outros inúmeros benefícios. O método foi criado na Alemanha, em 1914, por Joseph Hubertus Pilates. No Brasil, o primeiro estúdio de Pilates surgiu em 1991.



Em Resende, existem algumas academias de Pilates. A mais recente é a ResenPilates Studio, da fisioterapeuta Ana Laura Goulart, formada pela Universidade Estácio de Sá, com formação em Hidroterapia pela instituição Valéria Figueiredo e especialização em Pilates, pelo Arpilates, em São Paulo.







São muitos os benefícios desse método, por isso fui conversar com Ana Laura para saber mais detalhes. E muitas são as perguntas, motivo pelo qual haverá um espaço quinzenal para o assunto aqui no blog. Acompanhe e fique por dentro de tudo de bom que o método Pilates proporciona aos seus praticantes.



Quais são os benefícios do Pilates?



Além de fortalecer os músculos e as articulações, o método Pilates aumenta a flexibilidade, o equilíbrio, corrige a postura, alivia a tensão, o estresse e as dores crônicas, melhora a coordenação motora, estimula a circulação e a oxigenação sanguínea, fortalece os órgãos internos, trabalha a respiração, aumenta a concentração e promove o relaxamente, entre outros benefícios mais.






Pilates emagrece?



A prática exclusiva do Pilates não emagrece, apesar de queimar calorias. Mas os exercícios globais podem reduzir medidas. E associado aos exercícios aeróbicos o método contribui bastante para o emagrecimento porque cria massa muscular magra, uma das melhores maneiras de aumentar o potencial de queima de calorias.



O Pilates deve ser praticado quantas vezes por semana?


Os especialistas orientam a prática do Pilates duas vezes por semana, no mínimo, para que o corpo se condicione com os movimentos, trazendo os benefícios esperados. A frequência vai depender do objetivo que se quer alcançar. Diferente da musculação, onde o corpo precisa de um descanso para responder aos estímulos, o Pilates pode até ser praticado diariamente. Sempre, é claro, com a orientação de um profissional que irá determinar o melhor treinamento para cada indivíduo e situação.



RESENPILATES

Av. João Ferreira Pinto, 169, sala 3

Jardim Jalisco

(24) 3354.4141/9993.1205

Nenhum comentário: