sexta-feira, 20 de maio de 2011

O VALE DO PARAÍBA NA AEDB

“Paraíba Nova – Um Outro Olhar sobre o Vale” é o tema do II Seminário da Academia Resendense de História – ARDHIS, que acontece neste sábado, dia 21 de maio, de 9h às 17h, no auditório da Associação Educacional Dom Bosco - AEDB, em Resende.


Iniciar uma reflexão sobre a iminência de, num futuro próximo, as cidades dos Vales paulista e fluminense virem a se juntar num só conglomerado urbano, unindo o Rio de Janeiro a São Paulo, é a proposta desse Seminário.

“A conurbação entre o Rio e São Paulo, prevista para os próximos 50 anos, impõe uma urgente reflexão sobre a necessidade de se implantar vetores de sustentabilidade que garantam a qualidade de vida da região do Vale do Paraíba”, diz o presidente da ARDHIS, prof. Marcos Cotrim Barcellos, justificando a escolha do tema desse Seminário.





Segundo o presidente, essa reflexão requer, necessariamente, a perspectiva histórica e historiográfica, pois envolve não apenas questões técnicas, mas também de alcance ético e político. “O objeto de nossa reflexão deve ser o triângulo Desenvolvimento-Sutentabilidade-História e deve nos levar a uma resposta sobre que tipo de civilização queremos nessa Paraíba Nova e a que tradições pertencemos”, conclui o prof. Marcos Cotrim.


Programação

A programação do Seminário prevê mesas de debate sobre a História Regional, Ambiental, Econômica e Política, tendo como moderadores os historiadores prof. Julio Fidelis, Maria Celina Whately e Maria Christina Godoy, o sociólogo João Alberto Stagi, o ambientalista Luis Felipe César e a diretora do Parque Estadual de Campos do Jordão, Célia Serrano.


A palestra inicial sobre História Regional será proferida pelo prof. Marcos Cotrim, logo após a abertura oficial do Seminário que ficará a cargo do prof. Antonio Carlos Esteves, vice-presidente da AEDB.


A realização do Seminário tem o apoio da AEDB, através da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco e do Centro de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão.

Informações da AEDB - Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: