domingo, 1 de maio de 2011

PILATES JÁ! (2)


Crianças, gestantes e pessoas acima de 60 anos podem praticar pilates?



Não só podem como devem. Respeitando os limites de cada um, é claro. No caso das crianças, devemos levar em consideração a faixa etária e o desenvolvimento motor. Para as crianças, o Pilates tem "n" benefícios, entre eles a melhora da postura, o ganho de um sono tranquilo e o desenvolvimento muscular.



Já os idosos ganham mais força, mais controle muscular, melhora da capacidade respiratória e da circulação, mais flexibilidade, musculatura mais alongada, tonificada e definida, postura mais correta, mais consciência corporal, mais equilíbrio e coordenação, alívio do estresse, da fadiga, de dores musculares e mais saúde das articulações, além de prevenção e/ou tratamento de doenças como a osteoporose.





Para as gestantes, o Pilates ajuda no fortalecimento do assoalho pélvico, prepara o corpo da futura mamãe para as mudanças posturais diminuindo a sobrecarga da coluna, e ajuda a manter o equilíbrio, que pode ficar prejudicado devido a instabilidade do quadril (que está se preparando para a hora do parto); além de melhorar a circulação sanguínea, a capacidade respiratória, e promover mais flexibilidade e relaxamento.



Alguns cuidados:



Nos três primeiros meses de gestação o feto está se fixando no útero, por isso, nesse período, deve-se evitar o esforço abdominal intenso e os saltos. Muitos médicos aconselham a evitar qualquer atividade física nos primeiro trimestre da gravidez. O obstetra deve ser consultado, e só ele pode liberar a gestante para qualquer prática esportiva, por mais que seja suave e sem impacto, como o Pilates.


Na próxima entrevista, vamos falar sobre como o Pilates minimiza as dores na coluna, sobre os benefícios do método na estética e sobre a flexibilidade. Não percam.

Nenhum comentário: