domingo, 29 de maio de 2011

DIAGNÓSTICO E SINTOMAS

Fui submetida a vários exames. Meus olhinhos ficavam para lá e para cá. E veio o diagnóstico: insuficiência de convergência, fragilidade dos músculos dos olhos. Isso provoca tonteira, enjôo, dor na vista, dor de cabeça, vômito, ardência nos olhos, lacrimejamento, olhos vermelhos, troca de linhas na leitura, falta de atenção visual, visão embaçada e visão de leoa Elza (a tal da Diplopia, ou seja, visão dupla). Senhoras e senhores, como vocês a Astenopia! Sim, todos os sintomas aí em cima juntos tem esse nome: astenopia!






A Astenopia é muito mais comum do que possa imaginar nossa vã ignorância. De acordo com a Dra.Poliana, algumas pessoas acham que é enxaqueca e vivem tomando remédio, outras pensam que é labirintite, e por aí vai.





O mais comum é que a insuficiência de convergência seja diagnosticada pelo Oftalmologista e que o paciente seja encaminhado ao Ortoptista. Mas um neurologista ou um endocrinologista também podem diagnosticar o problema e encaminhar o paciente para tratamento adequado com um especialista.




A Diplopia também pode ser consequência de uma paresia (ou paralisia da musculatura extrínsica ocular), que por sua vez pode ser causada pelo diabetes alto, ou pelo descontrole do hormônio da tireóide, ou por um pico hipertensivo, ou por uma isquemia ou AVC (acidente vascular cerebral), entre outros sintomas. O neuro ou o endócrino devem encaminhar o paciente para o oftalmo, que indica o ortoptista. Mas fazer a indicação diretamente. O especialista em Ortóptica é quem faz o tratamento para soltar o músculo. E é impossível não reforçar um alerta: o primeiro sintoma é a visão dupla. Leoa Elza? Procure rápido um oftalmo!

Nenhum comentário: