domingo, 29 de maio de 2011

CRIANÇAS: MUITA ATENÇÃO

Em crianças o problema é muito mais sério, pois afeta a aprendizagem. Não poderia ser diferente, afinal, essa tal de insuficiência de convergência impede a atenção visual. É um transtorno, podem acreditar! A situação da criança é mais complicada porque os professores, pediatras e até os pais podem classificar o problema como déficit de atenção, déficit de aprendizagem, déficit, déficit. Palavra esquisita essa, não é? Bem, vamos voltar ao assunto antes que eu decole e comece a viajar...






A Prefeitura de Resende (RJ) é primeira do país a oferecer o teste ortóptico – e o tratamento - para todas as crianças da rede municipal. A Dra. Poliana Ferraz já fez testes de acuidade visual e teste ortóptico em alunos de 10 escolas da rede, e sabem quantas crianças têm o problema? Até o momento, 60% das crianças avaliadas apresentaram insuficiência de convergência na visão! Entendeu porque eu disse que o problema é muito mais comum do que podemos imaginar? Pois é.







Todas as crianças da rede municipal de ensino de Resende que têm Dipropia ou Astenopia farão tratamento gratuito oferecido pela PMR, que também oferece gratuitamente os óculos para as crianças que foram diagnosticadas com qualquer outro problema de visão, como hipermetropia, miopia, astigmatismo e etc.


Foto de Marcio Fabian

Dra. Poliana Ferraz fazendo teste em aluna da rede municipal de ensino de Resende

O trabalho que está sendo desenvolvido pela PMR com os alunos da rede municipal despertou a atenção de muitos especialistas no assunto. O projeto foi apresentado pela Dra. Poliana em recente congresso no Rio de Janeiro, na última Jornada de Ortóptica. E também será apresentado por ela durante um Congresso Internacional que acontecerá no próximo ano, em Cancum.

Nenhum comentário: