domingo, 7 de junho de 2009

“UM NOVO CARDUME” ...

No foyer da CAIXA Cultural Brasília você pode observar o trabalho de Lucas Isawa, artista que transita com fluência pelas diversas manifestações das artes visuais.



A mostra “Um Novo Cardume” traz cerca de dez luminárias-esculturas do artista, criadas a partir da tradição Koinobori, costume japonês que comemora o Dia dos Meninos hasteando birutas em forma de carpas coloridas, e pode ser vista até o dia 2 de agosto.



Luminária de Lucas Isawa



“Um Novo Cardume” oferece a oportunidade de admirar as luminárias-esculturas de Isawa agrupadas, gerando uma percepção de conjunto incomum e surpreendente. Suas obras partem da tradição de festas e jogos de crianças, trazidas para o Brasil pelos imigrantes japoneses.







Tradição Koinobori




No Japão, famílias com filhos homens hasteiam, no dia 5 de maio, sobre um mastro de bambu, o Koinobori, que é uma carpa colorida de tecido ou papel. A haste é erguida no lado de fora da casa, a uma altura acima da linha do telhado para que todos os kois fiquem visíveis no entorno da casa. Quando o Koinobori (literalmente, Subida das Carpas) é visto tremulando junto ao céu azul, tem-se a impressão de estar vendo uma carpa nadando contra a correnteza.





Os kois tremulando acima da linha dos telhados da casa

O Koinobori representa o Dia dos Meninos, e a carpa é um símbolo de força, persistência, bravura e sucesso, características que os pais gostariam de ver em seus filhos varões. Esse peixe consegue nadar e subir correntezas e cataratas sem a ajuda de ninguém, e numa fábula chinesa, a valente carpa se transforma num dragão no final da escalada. Os atributos que a carpa simboliza parecem virtudes militares (persistência, coragem, sucesso), e de fato, ela está em algumas lendas que falam de guerras ocorridas num período remoto, tanto é que nos santuários do deus da guerra, Hachiman, são distribuídos amuletos em forma de carpa.

A prática de hastear o Koinobori surgiu no século XVII entre os plebeus urbanos, que resolveram apresentar uma alternativa ao costume dos samurais de exibirem suas armas e armaduras no Dia dos Meninos. Além de ser mais simples, a carpa de tecido simbolizaria os mesmos valores pretendidos pelos guerreiros sem ser tão ostensivo. As duas formas de celebrar a data foram mantidas por muito tempo. Mesmo atualmente, além do Koinobori no lado externo da casa, os meninos devem expor dentro de suas casas miniaturas de bonecos de guerreiros, com armadura, arma e capacete.

Assessoria de Imprensa Caixa Econômica Federal

Repassado por Egeu Laus




Nenhum comentário: