quinta-feira, 31 de julho de 2008

"SEU LOBO"




Marcus Tavares



Editor do site Rio Mídia/MultiRio





Rio - Quem esteve presente à edição deste ano do Festival Internacional de Animação Brasileira, o Anima Mundi, viu o quanto a linguagem da animação e as tradicionais cantigas de roda fazem um casamento perfeito. Que o diga o olhar aguçado do público.




O júri popular carioca conferiu ao desenho “Seu Lobo”, de Humberto Avelar, o terceiro lugar nas categorias Melhor Animação Infantil e Melhor Animação Brasileira. Já o júri paulista deu ao filme a segunda colocação, nas mesmas categorias premiadas no Rio.


Em “Seu Lobo”, o animador inverte os papéis da tradicional brincadeira em que as crianças fogem do temido animal. No curta, as crianças assumem o lugar das antagonistas, que vivem a perturbar o pacífico e bonachão lobo, batendo à sua porta a todo instante para saber o que ele está fazendo. Na animação infantil premiada, o lobo vira motivo de risada, em vez de medo.




O que talvez poucos saibam é que “Seu Lobo” é um dos nove curtas sobre as antigas brincadeiras de roda de nossa infância produzidos pela equipe de animação da MultiRio, empresa pública da Prefeitura do Rio de Janeiro que se dedica a conceber e produzir mídias de qualidade para crianças e jovens, alunos das escolas públicas do município do Rio, seus professores e parentes.





As animações fazem parte de um novo programa de TV infantil produzido pela empresa. Chama-se Uni Duni TV, voltado para o público dos 3 aos 6 anos. Nestes tempos em que a televisão brasileira pouco oferece de inteligente e sagaz para as crianças, trata-se de uma verdadeira preciosidade e, segundo o público, digna de prêmio. Uma boa notícia.

Nenhum comentário: