quinta-feira, 10 de julho de 2008

INSCRIÇÕES SÓ ATÉ O DIA 15 DE AGOSTO!!!

Atenção artistas!!! Estão abertas as inscrições para um dos mais conceituados eventos das artes plásticas da região Sul Fluminense: o Salão da Primavera, promovido anualmente pelo Museu de Arte Moderna de Resende. Quem quiser participar tem até o dia 15 de agosto para inscrever suas obras que, de acordo com o regulamento, podem ser divididas em seis categorias: pintura, desenho, gravura, escultura, instalação e objeto de manifestação livre (qualquer produto de processo inventivo que não se enquadre nas demais categorias).


As inscrições podem ser feitas pelos Correios ou pessoalmente, na sede do Museu. Cada artista plástico, de qualquer lugar do Brasil e até mesmo do exterior, poderá inscrever até três obras por categoria. Até 2006, o regulamento do Salão da Primavera previa apenas a participação de artistas radicados nas cidades do eixo Rio-São Paulo. A taxa de inscrição custa R$ 30,00 e é cobrada por categoria e não por obra. Se um artista plástico quiser inscrever três obras na categoria escultura e três na categoria desenho, ele pagará duas taxas, ou seja, R$ 60, uma por cada categoria. Todos os trabalhos inscritos para a exposição passarão pela análise de um corpo de jurados que definirá os participantes do XXXVI Salão da Primavera.
O processo seletivo indicará o nome dos participantes e dos artistas indicados para receber os prêmios Altamiro Pimenta; Eitel César Fernandes e Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. A divulgação será feita no dia 2 de setembro e no dia 13, do mesmo mês, às 19 horas, será realizada a vernissage e a cerimônia de premiação. Os prêmios, que são de aquisição, estão fixados em cinco salários mínimos, e os trabalhos premiados passarão a integrar o acervo do MAM, composto hoje por cerca de 400 trabalhos de artistas plásticos consagrados, como Tarsila do Amaral, Guinard, Goeldi, Lasar Segall, Carlos Scliar e Inimá de Paula, entre outros.


A tradição do Salão da Primavera, que teve a primeira edição realizada em 1950, mostra a sua importância para as artes plásticas na região. Depois da segunda edição, em 1951, o Salão ficou 22 anos paralisado. Em 1974 voltou com força total, sendo realizado de forma contínua. Neste período, muitos talentos foram revelados e lançados no panorama regional e nacional.
O Museu de Arte Moderna de Resende fica no Espaço Cultural Altamiro Pimenta, à Rua Cunha Ferreira, 104, Centro. Mais informações pelo (24) 3355-3220.

Nenhum comentário: